Saúde foi pauta de debates e de encontros em Salvador

Reunião em Salvador
Secom

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, estiveram reunidos hoje (6), com o secretário estadual Fábio Vilas Boas e a equipe técnica da Sesau, em Salvador. Na pauta do encontro, medidas que serão adotadas em parceria visando o avanço da saúde pública no município.

“A busca é pela melhoria da assistência básica de saúde”, explica o prefeito de Ilhéus. O Estado e município dialogam no sentido de assegurar a transferência de servidores estaduais da rede para ações no atendimento básico, disponibilizando mais médicos e enfermeiros e uma ajuda financeira do estado para complementar e garantir a reforma de sete postos de saúde de Ilhéus. Com os recursos próprios de 1,5 milhão de reais, o prefeito também garantiu a recuperação de mais 10 unidades nos próximos meses.

Hospital Materno-Infantil - No encontro, o prefeito também garantiu que ainda este mês entrega ao governador Rui Costa o projeto do Hospital Materno-Infantil, que vai funcionar no antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho. Durante o encontro, também foi reivindicado junto ao secretário Fábio Vilas-Boas a ampliação do atendimento no novo Hospital Costa do Cacau, facilitando a transferência de um número maior de doentes para a nova unidade.

O prefeito de Ilhéus e a secretária municipal de Saúde, também participaram nesta terça-feira de encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.  O Financiamento da Saúde é um dos assuntos do encontro. No evento, o ministro falou sobre as ações da saúde para 2018 e o impacto que estas ações terá nos municípios, incluindo recursos de 2017 e previsões para este ano.