Ilhéus
Hospital do Cacau será entregue dia 15 de dezembro
Autoridades visitaram instalações

Crédito: Secom/Clodoaldo Ribeiro

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve em Ilhéus, no sábado (11) acompanhado da equipe técnica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e também do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, para vistoriar a maior obra estruturante na saúde pública no sul da Bahia, nos últimos 35 anos - O Hospital Regional Costa do Cacau. "Vim revisar todos os detalhes para que dia 15 de dezembro, o Hospital Regional Costa do Cacau esteja em pleno funcionamento", afirmou o titular da Sesab.

Ao percorrer por todo o hospital, Vilas-Boas observou os detalhes da estrutura de um modo geral e foi bastante criterioso quanto a revisão da unidade. Segundo ele, o Costa do Cacau é o mais moderno equipamento hospitalar implantado no sul da Bahia e um dos mais modernos do país. "O hospital possui mais de 230 leitos, e atenderá as demandas da região cacaueira em urgência e emergência. Também as cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica", explicou. 

Hospital ensino - Ainda de acordo com o secretário, "graças às políticas de integração do governo do estado, a nova unidade hospitalar servirá como um hospital ensino e, a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), é primordial para a sua qualificação. A cada dia, os hospitais da rede estadual estão à disposição do ensino, trazendo avanços tecnológicos nas áreas da saúde", pontuou.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou a importância de manter uma parceria do município com o governo do estado. Na avaliação do gestor, a operação do hospital vai melhorar a saúde do município e descentralizar as demandas suprimidas nos hospitais de Ilhéus e Itabuna. "O governo do estado vai entregar para a região um grande hospital. Moderno, amplo e com um desenho arquitetônico como poucos hospitais do Brasil possuem. Esse importante equipamento, muda o quadro da saúde em nosso município", assinalou o prefeito. 

Para a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, a região sul da Bahia não possuía uma estrutura de alta complexidade de ponta como esta que está sendo implantada no município. "Teremos enfim, um centro de referência e atenções de alta especialidade que vai desafogar dando uma atenção melhor a população de Ilhéus, Itabuna e adjacências. Isso garante a sobrevida e o não encaminhamento à Salvador, diminuindo tempo e custos", frisou.

Funcionamento e gestão  - Segundo a Sesab, parte dos profissionais e servidores que integram o quadro de funcionários do atual Hospital Regional Luiz Viana Filho, será transferida para o novo Hospital Costa do Cacau. O Instituto Gerir é a Organização Social selecionada para administrar a unidade. "Esse formato, garante mais agilidade à gestão do hospital porque o parceiro privado não precisa seguir os mesmos trâmites burocráticos para contratação e aquisição de equipamentos. Isso garante mais rapidez no atendimento das necessidades da unidade", disse o superintendente técnico do Instituto Gerir, José Mário Teles.

Participaram também da visita ao Hospital Regional Costa do Cacau, o prefeito e a secretaria de Saúde de Itabuna, Fernando Gomes e Lisias São Mateus, respectivamente; a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro; o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Pacheco; os secretários municipais de Governo, Alisson Mendonça; de Infraestrutura Transporte e Trânsito, Hermano Fahning e de Comunicação, Alcides Kruschewsky.

 


Autoridades visitaram instalações

Crédito: Secom/Clodoaldo Ribeiro

 
Mais Notícias
   23/11/2017 - Expofeira do projeto Agricultura Familiar foi um sucesso
   23/11/2017 - Fórum discute os desafios da Educação indígena na Bahia
   23/11/2017 - Melhorias são feitas em trecho de rodovia que corta bairro N. Sra. da Vitória
   22/11/2017 - Estrada do cacau e do Chocolate vai funcionar ainda neste verão
   22/11/2017 - Samu treina equipe para atendimento em caso de afogamentos
   22/11/2017 - Tattoo Fest com workshops e várias atrações movimenta a cidade
   22/11/2017 - 1.500 conselheiros de Educação participarão de Fórum Nacional
   21/11/2017 - Casa de Cultura Jorge Amado terá horário de visitas ao público ampliado
   21/11/2017 - Engenheiros do Detran visitam pontos críticos do trânsito
   21/11/2017 - Secretário de Saúde tranquiliza servidores do Hospital Geral
   21/11/2017 - Prefeitura realiza mutirão na Sapetinga
   21/11/2017 - SDS realiza capacitação para coordenadores e técnicos do BPC
   21/11/2017 - CGM realiza mais uma etapa do Ciclo de Orientações
   19/11/2017 - Com inauguração do Hospital do Cacau, serviços de saúde serão ampliados
   18/11/2017 - Ação contém ruptura de contenção de alvenaria na avenida Palmares
   18/11/2017 - Parcerias são estabelecidas com a Associação de Moradores da Sapetinga
   18/11/2017 - Passarela do São Miguel está sendo recuperada
   18/11/2017 - Prefeito dialoga com moradores da vila turística de Juerana
   13/11/2017 - Liberação de verba para Bolsa Família é boato
   9/11/2017 - Curso de árbitro e técnico de futebol é transferido para os dias 15 e 16



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout