Valério de Magalhães
Chat da Notícia
As ialorixás Mãe Carmosina, Mãe Almerinda e Mãe Ilza foram reverenciadas por todos os demais pais e mães de santo

Crédito: VM

A Marcha da Fé e da Paz

Na manhã de domingo, 15 de outubro, o bairro do Malhado, em Ilhéus, vestiu-se de branco durante a 1ª Caminhada Pela Paz, Contra a Intolerância Religiosa, que reuniu cerca de 1.500 pessoas de vários credos. A maioria era do candomblé e da umbanda, exatamente as religiões que sofrem mais preconceito na sociedade. A manifestação serviu para afirmar que a fé não pode ser objeto de ideologias e que por trás do preconceito está a intolerância racial. Prestigiada pelo bispo Dom Mauro Montagnolli e representantes de outras igrejas, pelo vice-prefeito José Nazal, o deputado federal Davidson Magalhães, o presidente da Câmara, Lukas Paiva, vereador Makrisi, a marcha irradiou alegria, fraternidade e afirmou a autenticidade das religiões de matrizes africanas. Filhos de diversos terreiros que cultuam os orixás saíram às ruas para ressaltar a verdade de sua fé, que não pode, nem deve, ser julgada por quem quer que seja. A marcha formou um tapete branco na Avenida Antonio Carlos Magalhães, como se fosse o manto de Oxalá.

 

TEATRO Técnico

Os estudantes de nível médio que sonham com a carreira artística podem optar pelo curso profissionalizante de Teatro oferecido pela Rede Estadual de Ensino no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Shaun (CEEP), localizado no bairro do Malhado. Coordenado pela professora Valdiná Guerra, o curso tem duração de três anos e é o único oferecido em todo o território da Bahia, desde o ano passado.

 

RAINHAS da Luta

A Marcha pela Paz e pelo fim da Intolerância Religiosa exibiu o respeito, a beleza, a dignidade e a força de mães de santo que fizeram de suas vidas um manifesto de fé e compromisso. As ialorixás Mãe Carmosina, Mãe Almerinda e Mãe Ilza foram reverenciadas por todos os demais pais e mães de santo como líderes de um povo que guarda no coração a força e a cultura dos orixás de várias nações.  Em pleno século 21, é difícil acreditar que ainda há aqueles que se incomodam pela fé que habita o outro; que seres humanos são assassinados por professarem a crença em um determinado Deus. Sejamos todos pela PAZ.

 

Cooperação Universitária

Após o impulso do governador Rui Costa, as gestoras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Adélia Pinheiro e Joana Angélica da Luz, estiveram reunidas para discutir as possibilidades de cooperação institucional. O encontro aconteceu no campus da UESC. As reitoras dispõem de um rico cenário para a construção dessa necessária parceria.

 

Movimento 

O prefeito Mário Alexandre dá posse ao novo secretário municipal de Cultura, Pawlo Cidade, nesta quarta-feira, 18 de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus, às 18h30min. O cargo vinha sendo acumulado pelo secretário de Turismo, Roberto Lobão.


A Viação Águia Branca embarcou na onda do Outubro Rosa e lançou ônibus pintados na cor da causa pelo combate ao câncer de mama. Durante o mês, seis ônibus circulam em diversas linhas da empresa.

 

A Escola de Percussão Afro Brasileira Ngomas (Tambores), criada em Ilhéus, em 2015, mantém inscrições abertas para diversos cursos. A coordenação é do percussionista, cantor e compositor Marinho Rodrigues, fundador da Orquestra Gongombira. A escola funciona na Avenida Brasil, 485, Alto da Conquista.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as fotos basta clicar sobre cada uma delas


Marcha contra intolerância religiosa

Crédito: VM

As ialorixás Mãe Carmosina, Mãe Almerinda e Mãe Ilza foram reverenciadas por todos os demais pais e mães de santo

Crédito: VM

As reitoras da UESC e da UFSB, Adélia Pinheiro e Joana da Luz

Crédito: Divulgação

 
Mais Notícias
   13/11/2017 - Chat da Notícia
   16/10/2017 - Chat da Notícia
   28/9/2017 - Chat da Notícia
   20/9/2017 - Chat da Notícia
   4/4/2014 - Formatura de Enfermagem na Faculdade de Ilhéus
   27/2/2014 - Novas nutricionistas em Ilhéus
   20/2/2014 - Formaturas de Pedagogia na Facsul e na UESC
   11/2/2014 - Novos operadores na seara do Direito
   5/2/2014 - Posse no Abrigo São Vicente
   27/1/2014 - O sonho de Maria
   9/1/2014 - 2014. TV Santa Cruz na Era Digital
   26/12/2013 - FM elege a Garota Gabriela 2014
   11/12/2013 - Primeira Dama inaugura escritório de Design e Decoração em Ilhéus
   28/11/2013 - Vida e obra de Adonias Filho
   29/10/2013 - Um Papo Literário especial
   16/10/2013 - Se Outubro é rosa, Novembro será azul
   15/8/2013 - Concurso Lápis na Mão estimula prática de redação
   5/7/2013 - Tico Mia é a festa do imperdível!
   7/6/2013 - Homenagem a Ramiro Aquino pelos 50 anos na Comunicação
   2/6/2013 - O interativo Giácomo Mancini



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout