Saúde tem estratégia para Campanha Nacional de Multivacinação

Começa segunda
Arquivo

Começa na segunda-feira (11), em Itabuna, a etapa da Campanha Nacional de Multivacinação 2017 para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as vacinas disponíveis pelo SUS para estes públicos serão oferecidas nos postos e unidades básicas de saúde dos municípios até o dia 22 de setembro, tendo como dia D, 16 de setembro, com uma grande mobilização de uma equipe de 350 pessoas que vão atuar em 30 postos de vacinação nos diversos bairros e no centro da cidade.

Segundo a coordenadora de imunização, Camila Silva Brito, a ação tem por objetivo atualizar ou completar esquemas de vacinação, visando colocar em dia a caderneta desse público, disponibilizando mais de dez tipos de vacinas para o combate de diversas doenças para crianças e adolescentes menores de 15 anos que estejam com histórico vacinal em atraso.

Ela explica que todas as unidades de saúde estarão funcionando e ofertarão as vacinas necessárias para o público-alvo. Informa ainda que o responsável deverá comparecer ao posto de saúde do seu bairro levando o menor e apresentando o seu respectivo cartão de vacinação.

Camila Brito ressalta ainda, que a estratégia tem como objetivo resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância quanto na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, a Campanha de 2017 traz o esquema vacinal contra BCG, difteria, tétano, coqueluche, pneumocócica, rotavírus, poliomielite, varicela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, meningite C, hepatite B e HPV, por isso é muito importante que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes para receberem essas doses.