Ilhéus
No Ginásio de Esportes alunos da rede municipal têm espetáculo circense gratuito
Festa, alegria e descobertas no circo improvisado

Crédito: Secom/Marcelo Silveira

Jéssica Pereira da Silva, 12 anos, moradora de Olivença, nunca havia assistido a um espetáculo circense. Ela foi uma das estudantes da rede municipal de ensino que puderam acompanhar gratuitamente a apresentação dos artistas do Circo Mundial, instalado provisoriamente no Ginásio de Esportes Herval Soledade. O mautempo impediu que a temporada do grupo pudesse acontecer na avenida Soares Lopes. A lona principal do circo não pôde ser montada devido aos fortes ventos registrados nos últimos dias.

A Prefeitura aceitou ceder as dependências do ginásio desde quando houvesse uma contrapartida social. Jéssica e centenas de crianças atendidas por programas sociais e alunos que vivem na zona rural do município foram convidados a participar do espetáculo. “Fiquei encantada quando a professora nos contou sobre a nossa vinda. Fiquei ansiosa para ver os equilibristas e estou amando tudo”, resumiu, emocionada, Jéssica.

Nas arquibancadas do ginásio de esportes, crianças da Apae e das escolas nucleadas de Olivença, participaram da sessão das 15h30min desta segunda-feira (10). A apresentação que revela o mundo encantados do circo foi dividida em duas partes, com intervalo de 10 minutos, em uma hora de espetáculo. Com brilho nos olhos e o sorriso solto na garganta, elas vibravam e participaram ativamente do encontro. E, como elas se emocionaram...

A abertura se deu com performances em um bambolê gigante. Contorcionistas, acrobacias aéreas em tecido e em arcos, equilibristas a uma altura de 2,5 m., tiraram por segundos, o fôlego da criançada.

Para a secretária de Educação, Eliane Oliveira, poder transportar crianças que nunca tiveram a oportunidade de ver um espetáculo circense, é igualmente mágico. “Prazeroso saber que o prefeito tem um olhar voltado para as crianças, para a magia do brincar, aprendendo. Formar não é só estar dentro de uma sala de aula, é interagir com elas, permitindo oportunidades como esta, socializando-as”, disse.

A professora e diretora geral da APAE, Vitória Penalva, definiu em uma só palavra o convite: inclusão. “Apesar da deficiência, minhas crianças têm autonomia e o entendimento para participar deste mundo diferente e mágico que é o circo”, garantiu.

Andreza Aldarado, diretora geral do Circo Mundial, faz parte da quinta geração de família circense. “O circo vive de sua bilheteria. A prefeitura de Ilhéus permitiu que a trupe se apresentasse no Herval Soledade. Em contrapartida, duas sessões seriam gratuitas para as crianças. Nunca vivemos uma situação como esta. Foi lindo para que o show continuasse”, resumiu.

De acordo com o diretor de Esportes do município, Danilo Rabat, para a cessão do espaço público foram tomadas todas as precauções técnicas para preservar a quadra poliesportiva do ginásio, que recebeu uma proteção especial. “O esforço que fizemos foi no sentido de garantir que um patrimônio cultural brasileiro se apresentasse para o público infantil e para as famílias ilheenses”, explicou. “Entre as críticas dos que podem pagar pelo espetáculo e a alegria de quem pôde pela primeira testemunhar a magia do circo, tenho certeza de que a decisão foi acertada e que valeu a pena”, finalizou.


Festa, alegria e descobertas no circo improvisado

Crédito: Secom/Marcelo Silveira

 
Mais Notícias
   13/11/2017 - Hospital do Cacau será entregue dia 15 de dezembro
   13/11/2017 - Liberação de verba para Bolsa Família é boato
   9/11/2017 - Curso de árbitro e técnico de futebol é transferido para os dias 15 e 16
   9/11/2017 - Programa Despertar premia alunos vencedores de ações pela sustentabilidade
   9/11/2017 - Ilhéus sedia encontro do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas
   9/11/2017 - Ilhéus ganha Feira de Saúde nos dias 13 e 14
   9/11/2017 - Técnicos vão realizar Monitoramento Rápido de Cobertura Vacina
   9/11/2017 - Trailers na Lomanto Júnior começam a Cumprir acordo com Prefeitura
   8/11/2017 - Técnicos da Saúde vão realizar Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal
   8/11/2017 - É pequena a procura pelo recadastramento do PL para pessoas com deficiência
   8/11/2017 - Prefeitura e Uesc fortalecem parceria institucional
   7/11/2017 - ´Um paciente quando sai da UTI vai direto para casa? Não.´, diz secretária
   7/11/2017 - Dom Mauro Montagnoli reúne lideranças para discutir Ano do Laicato
   7/11/2017 - Movimento promove meditação coletiva neste domingo
   7/11/2017 - Curso incentiva Projetos Culturais e Administração Financeira para Artistas
   7/11/2017 - Cerca de 200 mulheres terão que passar por exames adicionais de câncer de mama
   7/11/2017 - 148 carros e 50 motos apreendidos pela Sutran foram arrematados em leilão
   7/11/2017 - Arte-Dança apresenta resultado de trabalho nas escolas municipais
   1/11/2017 - No Dia de Finados, cemitérios funcionam até 5 da tarde
   1/11/2017 - Dado o primeiro passo para transferência do Regional para o município



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout