População elogia obra de pavimentação na Conquista; espera foi de dez anos

Dona Nilza comemora o fim de uma década de abandono
Secom/Marcelo Silveira

Há dez anos os moradores da rua Pedro Calmon, na Conquista, convivem com uma importante artéria de acesso ao mirante do Alto Formoso praticamente intransitável. O drama, no entanto, está chegando ao fim. A Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência Municipal de Obras, está pavimentando a rua e o serviço deve ficar pronto na semana que vem, de acordo com a previsão do engenheiro Rafael Castro Lima. Os moradores acompanham de perto a evolução da obra. “A gente paga os impostos certinho e quer ver as melhorias acontecerem, como está acontecendo agora”, elogia José Bispo, 77 anos, aposentado e morador do bairro há 67 anos.

Líder do governo na Câmara e morador do bairro, o vereador Paulo Carqueija lembra que ao tomar posse, o prefeito Mário Alexandre esteve no local e debateu com a comunidade a necessidade do investimento. Além da pavimentação à paralelos, que está em fase final, a atual gestão estuda medidas para impedir o descarte irregular de lixo na região. “Acreditamos que o fato da artéria ter ficado tanto tempo em estado de abandono, contribuiu para este quadro. Com a reforma, resgata-se, também, o sentimento de cidadania e a gente espera que diminua o fluxo de lixo jogado nos passeios”, destaca o vereador.

A dona de casa Nilza de Jesus Couto, de 61 anos, relatou que a rua estava esburacada, ninguém mais suportava a situação e que uma intervenção precisava acontecer há muito tempo. “Parecia que ninguém ligava pra isso”, desabafa. “A Prefeitura veio, colocou a lixeira e agora está recuperando a rua”, comemora agora a moradora.

Segundo o superintendente de Obras, Rafael Castro Lima, pequenas ações ou intervenções viabilizam a melhoria da qualidade de vida das pessoas devolvendo o prazer de ir e vir com mais tranquilidade. “As melhorias transformaram a rotina e dão satisfação às comunidades”, disse.

Melhorias – A intervenção que ora ocorre na Conquista integra outros investimentos previstos para a área, segundo Carqueija. Uma das metas do governo municipal é a ampliação do roteiro turístico da cidade, promovendo ações de revitalização dos mirantes como o do Alto Formoso “Melhorando o aspecto destes espaços, os cenários de contemplação das belezas naturais de Ilhéus ganharão mais vida e a comunidade, mais orgulho de onde vive”, disse o líder do governo na Câmara Municipal.