Cidade
Simpósio de Nutrição e Enfermagem debate a saúde no envelhecimento
Envelhecer com qualidade de vida

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

A Faculdade de Ilhéus realizará o II Simpósio de Nutrição e Enfermagem do Sul da Bahia, de 3 a 5 de maio, na sede da instituição, com o tema Envelhecer com Saúde. A abertura do evento será na quarta-feira, às 19 horas, no auditório Professora Adélia Melo, com duas palestras, uma que faz a Reflexão sobre velhice e envelhecimento, com o professor Lindomar Coutinho, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, e a outra com a geriatra Elaine Penna, que abordará o tema central, Envelhecer com saúde.

São coordenadores científicos do evento, os professores Renato Rodrigues Sofia, doutor em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo, Adriana Lopes, mestra em Fisiopatologia em Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Botucatu,  Robson Vidal de Andrade, mestre em Terapia Intensiva, e Lívia Souza Guimarães Rocha e Silva, mestra em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Na quinta-feira, das 8 às 12 horas, haverá apresentação e avaliação de trabalhos acadêmicos, em formato de banner, no hall do 1º andar do pavilhão administrativo. No período da tarde, serão realizados os minicursos sobre Alterações fisiológicas do processo de envelhecimento, com o professor Robson Vidal; Ventilação mecânica, com o fisioterapeuta Dr. Renato Rodrigues Sofia; Doenças crônicas do envelhecimento, com a especialista em Nutrição, Juliana Santana; e Terceira Idade e sexualidade: reconexão ou preconceito?, com a psicóloga especialista Tarcylla Gama.

Na noite da quinta-feira, às 19 horas, haverá o minicurso sobre Estratégias nutricionais do idoso, com a nutricionista Tarcila Matos. No mesmo horário, haverá palestra sobre Avaliação multidimensional de idosos, com a enfermeira mestra Camila Calhau, no auditório Adélia Melo, seguida da palestra DCNT: o mal do século, com o cardiologista Almir Gonçalves.

Na sexta-feira, 5, as atividades do II Simpósio de Nutrição e Enfermagem começam com os minicursos, às 14 horas. A enfermeira Viviane Correia desenvolverá o tema ”Is” Geriátricos, e a fonoaudióloga especialista Camylla Silva Andrade, abordará Presbifagia e modificações de consistência na alimentação do idoso. A rodada de minicurso será finalizada com a nutricionista Isabel Cristina Silva, que falará sobre Nutrição no processo de cicatrização das lesões por pressão.

O evento será encerrado após a mesa-redonda que debate a Abordagem multiprofissional sobre o processo de envelhecimento, com o fisioterapeuta Bruno Gonçalves, a nutricionista Camila Teófilo, a fonoaudióloga Delvania Pinheiro, a enfermeira Eliene Tranzilo e a psicóloga Ruana Silva. O II Simpósio de Nutrição e Enfermagem do Sul da Bahia tem o apoio do Mar Aberto Music Bar, Bom Bocado Lanchonete e Terceira Via Formaturas e Eventos.


Envelhecer com qualidade de vida

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

 
Mais Notícias
   20/6/2018 - 5º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré será de 12 a 15 de julho
   15/6/2018 - Tradicional festa de Santo Antônio reuniu uma multidão em Itacaré
   15/6/2018 - Profissionais de Gestão de Pessoas realizam reunião da ABRH
   14/6/2018 - Faculdade vai realizar vestibular para vagas remanescentes
   5/6/2018 - Simpósio de Gestão de RH começa quarta na FMT
   2/6/2018 - Ruas e avenidas de Ubaitaba ganham reforço na sinalização de trânsito
   30/5/2018 - Faculdade Madre Thaís suspende III Simpósio Multidisciplinar em Saúde
   28/5/2018 - Definida a programação do 1º Fórum de Turismo de Itacaré
   28/5/2018 - Itacaré coloca pontos extras de vacinação contra a gripe
   28/5/2018 - Faculdade Madre Thaís realiza IV Simpósio de Gestão de RH
   24/5/2018 - Itacaré realiza serviços de manutenção e recuperação das praças
   23/5/2018 - Provas do Vestibular da FMT serão realizadas neste domingo
   21/5/2018 - Curso de Fisioterapia da FMT realiza feira de Neurociências
   18/5/2018 - Alunos de Gastronomia da FMT recebem Chef internacional
   18/5/2018 - Dia D de Combate à Exploração sexual leva pessoas às ruas de Ubaitaba
   15/5/2018 - FMT realiza o primeiro Festival Gastronômico
   15/5/2018 - Mercado da Farinha de Ubaitaba vai ser reformado
   6/5/2018 - Além de inovador e pioneiro, curso da FMT atende exigência do setor
   2/5/2018 - Senac e Prefeitura de Itacaré realizam cursos na área de turismo
   2/5/2018 - Biomedicina da FMT leva projeto às escolas e comunidades



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout