Cidade
Simpósio de Nutrição e Enfermagem debate a saúde no envelhecimento
Envelhecer com qualidade de vida

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

A Faculdade de Ilhéus realizará o II Simpósio de Nutrição e Enfermagem do Sul da Bahia, de 3 a 5 de maio, na sede da instituição, com o tema Envelhecer com Saúde. A abertura do evento será na quarta-feira, às 19 horas, no auditório Professora Adélia Melo, com duas palestras, uma que faz a Reflexão sobre velhice e envelhecimento, com o professor Lindomar Coutinho, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, e a outra com a geriatra Elaine Penna, que abordará o tema central, Envelhecer com saúde.

São coordenadores científicos do evento, os professores Renato Rodrigues Sofia, doutor em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo, Adriana Lopes, mestra em Fisiopatologia em Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Botucatu,  Robson Vidal de Andrade, mestre em Terapia Intensiva, e Lívia Souza Guimarães Rocha e Silva, mestra em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Na quinta-feira, das 8 às 12 horas, haverá apresentação e avaliação de trabalhos acadêmicos, em formato de banner, no hall do 1º andar do pavilhão administrativo. No período da tarde, serão realizados os minicursos sobre Alterações fisiológicas do processo de envelhecimento, com o professor Robson Vidal; Ventilação mecânica, com o fisioterapeuta Dr. Renato Rodrigues Sofia; Doenças crônicas do envelhecimento, com a especialista em Nutrição, Juliana Santana; e Terceira Idade e sexualidade: reconexão ou preconceito?, com a psicóloga especialista Tarcylla Gama.

Na noite da quinta-feira, às 19 horas, haverá o minicurso sobre Estratégias nutricionais do idoso, com a nutricionista Tarcila Matos. No mesmo horário, haverá palestra sobre Avaliação multidimensional de idosos, com a enfermeira mestra Camila Calhau, no auditório Adélia Melo, seguida da palestra DCNT: o mal do século, com o cardiologista Almir Gonçalves.

Na sexta-feira, 5, as atividades do II Simpósio de Nutrição e Enfermagem começam com os minicursos, às 14 horas. A enfermeira Viviane Correia desenvolverá o tema ”Is” Geriátricos, e a fonoaudióloga especialista Camylla Silva Andrade, abordará Presbifagia e modificações de consistência na alimentação do idoso. A rodada de minicurso será finalizada com a nutricionista Isabel Cristina Silva, que falará sobre Nutrição no processo de cicatrização das lesões por pressão.

O evento será encerrado após a mesa-redonda que debate a Abordagem multiprofissional sobre o processo de envelhecimento, com o fisioterapeuta Bruno Gonçalves, a nutricionista Camila Teófilo, a fonoaudióloga Delvania Pinheiro, a enfermeira Eliene Tranzilo e a psicóloga Ruana Silva. O II Simpósio de Nutrição e Enfermagem do Sul da Bahia tem o apoio do Mar Aberto Music Bar, Bom Bocado Lanchonete e Terceira Via Formaturas e Eventos.


Envelhecer com qualidade de vida

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

 
Mais Notícias
   23/9/2017 - Ubaitaba ganha Centro de Treinamento para a Canoagem
   20/9/2017 - Ilhéus lança Projeto de Apadrinhamento Afetivo
   20/9/2017 - Curso de Administração da FMT vai realizar Gincana Empresarial
   18/9/2017 - FMT é parceira da Justiça em Projeto de Apadrinhamento Afetivo
   14/9/2017 - FMT participa do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior
   11/9/2017 - Escola do sul da Bahia se destaca como escola transformadora do Brasil
   9/9/2017 - Entrevista coletiva divulgará projeto ´Ilhéus sem violência é bem melhor´
   9/9/2017 - Faculdade Madre Thaís comemora 15 anos anunciado novos cursos
   2/9/2017 - UFSB decide reservar vagas para cotas no ingresso em cursos de 2º ciclo
   28/8/2017 - Acadêmicos da FMT defendem trabalhos no Rio de Janeiro e Minas Gerais
   22/8/2017 - Trabalhos de estudantes da FMT serão apresentados em Congresso Brasileiro
   17/8/2017 - Movimento articula recuperação da BA 676
   17/8/2017 - Faculdade Madre Thaís participa da Semana da Família
   15/8/2017 - II Simpósio multidisciplinar em saúde da FMT será em setembro
   7/8/2017 - Rodolfo Pamplona Filho faz palestra na FMT nesta quinta
   7/8/2017 - Ilhéus terá, dia 8, capacitação para rastreamento do câncer de mama
   4/8/2017 - Curso de Direito da FMT comemora Dia do Advogado
   31/7/2017 - Professores da FMT se preparam para o Enade
   14/7/2017 - Faculdade oferece vagas em 13 cursos de bacharelado
   8/7/2017 - GACC promove noite cultural para lançar campanha pela cura do câncer



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout