Cultura
Projeto FAEG-Sul Itinerante contempla população de Santa Luzia
Intervenções artísticas são oferecidas à população

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

O Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul) leva ao município de Santa Luzia o Projeto FAEG-Sul Itinerante, no próximo dia 20 de abril, com palestras, oficinas e intervenções artísticas. As atividades serão realizadas noCentro Educacional de Santa Luzia (Rua Ilhéus, s/n), das 9 às 16 horas, com intervalo para almoço.

A programação começa às 9 horas com reunião aberta à comunidade e fala do presidente do FAEG-Sul, Victor Aziz, seguida de participação dos representantes da administração municipal e apoiadores institucionais presentes. Às 10h30min, a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, ministra a Palestra Empreendedorismo Cultural, compartilhando sua vasta experiência nas áreas de Educação, Empreendedorismo, Micro e Pequenos Negócios.

Claudiana Figueiredo é especialista em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos, mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e se destaca no desenvolvimento de projetos destinados à geração de trabalho e renda em comunidades em risco de exclusão social. A programação da manhã encerra com intervenções dos artistas de Santa Luzia.  As oficinas ocorrerão no mesmo local, das 13 às 16 horas e estão com inscrições abertas na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e lazer de Santa Luzia ou pela internet, no link http://faegsulba.blogspot.com.br/p/inscricao-oficinas.html.    

São duas oficinas simultâneas: Contação de Histórias e Literatura de Cordel. A primeira será ministrada por Mirian Oliveira, contadora de histórias infantis e infanto-juvenis, licenciada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. A segunda por Janete Lainha, mestra em Cultura Popular, presidente da Casa da Cultura Popular (CASAR), cordelista e escritora. Ambas integram o FAEG-Sul.

Sobre o FAEG-SulO FAEG-SUL é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura. Abriga um conjunto de instituições culturais públicas e privadas, produtores e grupos culturais independentes voltados às questões específicas de interesse do setor. Na pauta dessas discussões estão incluídas questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul.

O fórum atua com apoio dos seus membros e das instituições Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul e dos pontos de cultura Associação Culto Afro Itabunense (ACAI), Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Literatura de Cordel para Todos, Associação Comunidade Tia Marita, Associação Filtro dos Sonhos, Câmara Temática de Cultura do Território Litoral Sul, Centro de Cultura Adonias Filho, Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE); Terroir Cacau, Espaço Cultural IHASE e Fundação Canto das Artes. 

O Projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. As próximas cidades contempladas serão Itapitanga (11 de maio), Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).

Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROEX/UESC).


Intervenções artísticas são oferecidas à população

Crédito: Arquivo/Maurício Maron

 
Mais Notícias
   20/4/2017 - Brena apresenta ´O que me toca´ no TMI
   20/4/2017 - Memória arquitetônica de Ilhéus é resgatada através de obras em papel
   17/4/2017 - Como produzir um show musical é tema de workshop em Ilhéus
   17/4/2017 - Festival Literário democratiza arte e poesia em Ilhéus
   11/4/2017 - Flavia Wenceslau chega a Ilhéus com o show Por Uma Folha
   10/4/2017 - Mostra Flios tem inscrições prorrogadas até dia 17
   10/4/2017 - Governo terá um olhar de contribuição e valorização da cultura, diz secretário
   6/4/2017 - Otambí promove atividades sobre empoderamento do cabelo crespo
   30/3/2017 - Terreiro Matamba Tombenci Neto promove sarau aberto
   25/3/2017 - Bahia Criativa investe na qualificação de produtores culturais
   20/3/2017 - Ilhéus vai cadastrar artistas, grupos e espaços culturais
   19/3/2017 - Escritor baiano lança ´Quanto vale a sua alma´, em São Paulo
   17/3/2017 - Teatro Municipal de Ilhéus apresenta espetáculo infantil
   15/3/2017 - Empossada nova diretoria da Academia de Letras de Ilhéus
   15/3/2017 - Exposição sustentável ´Arte Do Lixo´ acontece no TMI
   13/3/2017 - Mostras artísticas e intercâmbio cultural marcam estreia do FAEG-Sul Itinerante
   11/3/2017 - Taxas e impostos cobrados a população são destaques em novo livro da Editus
   7/3/2017 - Definidas intervenções artísticas para abertura do FAEG-Sul Itinerente em Itapé
   7/3/2017 - Concurso Literário Sosígenes Costa tem inscrições prorrogadas
   7/3/2017 - Semana Mãe Ilza Mukalê acontece de 8 a 11 de março



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout