Itabuna
Encontro de gestores e coordenadores antecede Jornada Pedagógica
Seretária Anorina Smith Lima comandou o encontro

Crédito: Ascom/Waldyr Gomes

Reunindo gestores e coordenadores pedagógicos, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna realizou na segunda e terça-feira (27 e 28) os trabalhos que antecedem a realização da 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino, que acontece nesta quinta e sexta-feira (30 e 31). No encontro, que aconteceu na FTC, foram abordadas as “Competências Básicas para a Equipe Gestora com Foco na Aprendizagem”, bem como apresentadas a formatação da equipe da SEC e as propostas de intervenções na Rede Municipal de Ensino para o ano de 2017, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Falando aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos, a secretária da Educação, Anorina Smith Lima, solicitou a parceria das equipes gestoras para que, a partir de um maior comprometimento pessoal com a aprendizagem, incentivem a equipe educacional e viabilizem que a Educação de Itabuna possa assegurar aos alunos o direito de aprender. “Desejo que nestes dois dias possamos refletir sobre a nosso compromisso com a Educação, no sentido de que o nosso ato de ensinar leve os alunos a construírem conhecimentos”, argumentou.

Para tanto, acrescentou Anorina, teremos uma maior responsabilidade com a aprendizagem dos alunos na Rede Pública Municipal de Ensino, principalmente a partir da coordenação pedagógica. Quanto aos diretores das escolas, a secretária da Educação lembrou que é inerente ao papel do gestor escolar, não só acompanhar pedagogicamente, como também administrar as questões financeiras, os atos administrativos e cumprir as orientações da secretaria.

Proposta Pedagógica 2017 - No encontro com os gestores e coordenadores, a SEC também apresentou a Proposta Pedagógico Piloto a ser implementada na Rede, a partir deste ano, dando caráter de extinção aos Ciclos de Formação Humana, que se mostrou ineficiente em relação à evolução da aprendizagem dos alunos, conforme estudo desenvolvido por técnicos da Secretaria da Educação e, principalmente, pelos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).  Em núcleos, os participantes tiveram a oportunidade de estudarem a proposta.

A programação da 29ª Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna será aberta na quinta-feira, às 8 horas, com a participação do prefeito Fernando Gomes, da secretária da Educação, Anorina Smith Lima, e autoridades convidadas. A expectativa da SEC é de reunir no Espaço Terceira Via Hall 1.300 educadores. “Práticas que Educam: Um Compromisso de Todos” é o tema central da jornada que será abordado durante a conferência da pedagoga e psicóloga Alexandra Mourão, uma das integrantes da equipe responsável pela construção e implantação da proposta pedagógica do município de Sobral, no Ceará, que se tornou referência nacional com os resultados alcançados junto ao IDEB.


Seretária Anorina Smith Lima comandou o encontro

Crédito: Ascom/Waldyr Gomes

 
Mais Notícias
   26/4/2017 - Debatidas ações de educação no sistema prisional
   25/4/2017 - Parceria com a Sema objetiva a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira
   24/4/2017 - Começam as aulas da Escola Municipal de Trânsito
   24/4/2017 - Settran convoca taxistas para vistoria dos veículos
   20/4/2017 - Parceria é concretizada entre professores da rede estadual e municipal
   19/4/2017 - Parceria fará avançar Projeto de Requalificação Ambiental
   17/4/2017 - LIRA aponta queda no índice de infestação por Aedes aegypti
   14/4/2017 - Campanha do São João já está sendo debatida e organizada
   13/4/2017 - Retomada Operação ´Patrulha do Som´
   12/4/2017 - Diretores de escolas municipais discutem Educação Inclusiva
   8/4/2017 - Escola Profissionalizante gera oportunidades de qualificação profissional
   3/4/2017 - Monitoramento de chuvas deixam Defesa Civil em alerta
   31/3/2017 - Empresa de Comunicação promove encontro criativo
   29/3/2017 - Rui anuncia instalação da Ronda Maria da Penha
   24/3/2017 - Anunciado fechamento do Restaurante Popular do Fátima
   21/3/2017 - Tuberculose terá diagnóstico precoce
   17/3/2017 - Atividades marcam Semana de Mobilização Nacional contra o Aedes Aegypt
   14/3/2017 - Anunciada nova Faculdade de Medicina
   14/3/2017 - Iniciada distribuição de repelentes para gestantes do Programa Bolsa Família
   13/3/2017 - Secretária vai ao Ceará conhecer projetos pedagógicos referenciais no IDEB



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout