Cultura
Mostras artísticas e intercâmbio cultural marcam estreia do FAEG-Sul Itinerante
Arte, cultura e lazer, princípios do projeto

Crédito: Divulgação

Artistas locais e dirigentes de municípios da região participaram da abertura do projeto itinerante do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), quinta-feira, 9, em Itapé. O projeto foi recebido com entusiasmo pela população local, que participou ativamente das atividades e oficinas de capacitação (Contação de Estórias e Sistema Municipal de Cultural) realizadas no Clube da Melhor Idade e Câmara Municipal de Vereadores.

A Prefeitura de Itapé, que apoiou integralmente o projeto, foi representada pelo vice-prefeito, Júnior Borges, secretária da Educação, Luzinete Miranda e diretora da Cultura, Gidalva Evangelista (Índia Evan). Júnior Borges disse que a gestão está emprenhada no resgate da cultura local e Luzinete Miranda enfatizou o redirecionamento das políticas públicas para apoiar e ampliar o processo criativo da população. “Além disso, nossa adesão a este fórum será fundamental para o intercâmbio de ações com outros municípios e ampliar o alcance da produção dos nossos artistas”, completou Índia Evan.

Participaram da mostra realizada no Clube da Melhor Idade, o artista Paulo Batista, grupos de dança Revele e Blasdboydance e de capoeira Raízes do Cabula (Gabriel Sodré), escritor Roque Mendonça falando sobre a história do município e o atleta Eli Barbosa, incentivador do esporte na cidade. Presentes também as artesãs Lu e Du, de Itapé e Janete Lainha, de Ilhéus. A programação contou ainda com apresentação da Art Music, dupla musical formada por Eber Bid e Joabes Chagas. O cerimonial foi conduzido pela atriz, produtora cultural e proponente do projeto, Eva Lima.

Integração territorialPresentes na abertura do FAEG-Sul Itinerante, dirigentes culturais dos municípios de Itajuípe, Canavieiras, Santa Luzia, Barro Preto, Itapitanga, Itabuna e Ilhéus; diretor-executivo da Associação dos Municípios do Sul da Bahia (Amurc), Luciano Veiga e a gerente de Integração Social da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Flávia Alessandra de Sousa. A população foi contemplada também com palestras articuladas pelo presidente do FAEG-Sul, Victor Aziz, coordenador do Centro de Cultura Adonias Filho, Claudio Lyrio e o representante da Câmara Temática da Cultura no Território Litoral Sul da Bahia, Lula Dantas.

Santa Luzia será o próximo município contemplado pelo FAEG-Sul Itinerante, no dia 12 de abril, com oficinas de formação artístico-cultural e atividades artísticas. Em seguida, Itapitanga (11 de maio), Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itajú do Colônia (14 de dezembro). O projeto é financiado pelo Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 


Arte, cultura e lazer, princípios do projeto

Crédito: Divulgação

 
Mais Notícias
   5/12/2017 - Crianças da Escola Municipal do Iguape conhecem teatro e assistem a balé
   27/11/2017 - Bebeto promete emocionar público com show no TMI
   22/11/2017 - Crianças contam histórias sobre Ilhéus no TMI
   20/11/2017 - ´A bofetada´ volta ao palco do TMI
   18/11/2017 - ´Epa! Quem foi? Quem viu?´ estreia no Municipal
   13/11/2017 - Coaraci ganhou oficinas de audiovisual e elaboração de projetos
   7/11/2017 - Projeto itinerante de cultura atende Coaraci com oficinas e artes
   7/11/2017 - Eloah Monteiro reapresenta seu concerto solo nesta sexta
   7/11/2017 - Ilhéus sedia este mês show da Caravana da Música Africania
   21/10/2017 - Ilhéus implanta projeto Sociocultural de Arte-Dança em escolas públicas
   21/10/2017 - Alunos do Conservatório Musical Schumann realizam concerto no TMI
   25/9/2017 - 6ª edição consolida Festival de Dança Itacaré no Calendário das Artes da Bahia
   23/9/2017 - Evento nacional sobre legado de Karl Marx começará em Ilhéus dia 4
   23/9/2017 - Waldeny Andrade lança seu 3º livro na Academia de Letras de Ilhéus
   18/9/2017 - Compositora ilheense estreia seu novo concerto
   18/9/2017 - Autoridades cubanas se emocionam com riquezas natural e cultural de Ilhéus
   14/9/2017 - Livro refaz itinerário dos Tupinambás por direito à terra
   13/9/2017 - Jane Hilda, a mais nova imortal da ALI
   13/9/2017 - Festival Internacional de Compositoras abre os trabalhos em Ilhéus
   11/9/2017 - Ilhéus sedia seminário que discute gestão, conselho e políticas culturais



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout