Acordo tenta evitar fechamento de frigorífico em Eunápolis

Lourenço Batista, Secretário de Meio Ambiente, dialoga para manter projeto
Ascom

Um convênio de cessão de pessoal técnico entre a Prefeitura de Eunápolis, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, e a secretaria de Agricultura do Estado vai permitir à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estruturar o escritório local na cidade, além de disponibilizar um médico veterinário para inspecionar o abate de suínos, aves e bovinos para alimentação humana.

“Sem funcionários e sem responsável técnico o escritório da Adab corre o risco de fechar as portas”, alertou o secretário de Meio Ambiente, Lourenço Batista, após uma reunião com o prefeito Robério Oliveira. “O gestor quer evitar o fechamento do Frigopar CL Müller, responsável pelo fornecimento da carne bovina certificada que é comercializada na cidade”, salientou o secretário.

Segundo Lourenço, o prefeito decidiu ceder servidores municipais a fim de estruturar e manter o escritório aberto. Isso porque a Adab acompanha não só o abate de animais no frigorífico e abatedouros de aves, como também as licenças para transporte de animais em geral e inspeção de produtos de origem animal, além de evitar o abate clandestino.

Por dia, cerca de 100 animais são abatidos no frigorífico de Eunápolis, “gerando empregos diretos e impostos, melhorando a arrecadação do município e, por conseguinte, qualificando melhor a carne consumida pela população”, destacou o secretário.

Lourenço Batista frisou ainda que “sem as atividades do frigorífico a população de Eunápolis corre o risco de comprar carne oriunda de outros centros, como Itabuna, Teixeira de Freitas e Itapetinga, podendo ocasionar o aumento no preço final do produto”.

Minuta do convênio de cooperação está sendo elaborada pelo consultor jurídico da secretaria de Meio Ambiente, Maximino Xavier, devendo ser assinada em breve.