150 mil foliões participaram da festa, segundo cálculos da Prefeitura

festa aconteceu mesmo contra a sugestão de cancelamento do MP
Secom

Mais de 150 mil foliões participaram do Carnaval Antecipado de Itabuna no período de 10 a 12 de fevereiro – a estimativa é da Polícia Militar, que não registrou nenhum incidente grave, naquele  que foi considerado um dos mais tranquilos da história e marcado pela intensa participação dos foliões. Amanhã (14), o prefeito Fernando Gomes concede uma entrevista coletiva para avaliar o resultado da festa e anunciar os festejos juninos programados para o período de 29 de junho a 2 de julho.

Da entrevista deve participar o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Jorge Vasconcelos; da FICC, Daniel Leão; além do comandante do 15º Batalhão da PM, tenente-coronel Daniel Riccio; o diretor da Coorpin, André Aragão; o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, major Manfredo Santana e da Polícia Municipal, Cleberlito Rosa, bem como o coordenador administrativo do Samu, Fábio Santana.

O Carnaval Antecipado teve a participação da mais de 50 bandas e seis trios elétricos, que desfilaram nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, onde estava o camarote oficial, por onde passaram autoridades como o secretário de relações institucionais, Josias Gomes, que representou o governador Rui Costa, além de deputados, prefeitos, empresários e celebridades.

As atrações da festa ficaram por conta de Mari Antunes, com o Babado Novo, além de Aline Rosa, que fez o lançamento de País do Futuro para o Carnaval deste ano e a Vingadora, que apresentou aos foliões o hit para 2017, o Calcanhar de Prego. Entre os destaques também aparecem Sinho Ferrary, Cacau com Leite, Lordão, banda Vera Cruz e outros artistas da região.

Nas Olinto Leoni foi montando um palco alternativo para o Carnaval Cultural, e no domingo(12), um dos destaques da folia ficou por conta a programação infantil,  num outro palco  na praça em frente à Câmara de Vereadores, com a apresentação da cantora  Julia Ewelyn e oferta de um espaço diferenciado para a criançada com apoio de animadores culturais.

O Carnaval foi aberto com a tradicional lavagem do Beco do Fuxico, com a participação das baianas de Pai Gildo e Axé Odara, ao lado do Encantarte e de diversos blocos como os Dez Casados e a Confraria da Orla do Berilo, que desfilou com uma ala de artistas numa homenagem a Ramon Vane, que morreu recentemente.

Na festa também foram destaques a feérica iluminação das avenidas com quatro centenas de lâmpadas especiais de 400 watts e a limpeza, num mutirão que mobilizou centenas de trabalhadores e caminhões da Biosanear, que trabalhavam intensamente entre as quatro e seis horas da  manhã recolhendo lixo.

A folia carnavalesca também movimentou a economia itabunense, segundo Jorge Vasconcelos,  aumentando a movimentação no comércio local e no shopping. Ele destaca ainda como positiva a ocupação dos hotéis e pousadas que foi superior a 90%, além da oportunidade de trabalho para artistas, músicos, pessoal de apoio, cordeiros de blocos e mesmo para vendedores ambulantes ou mesmo catadores de material reciclável, gerando emprego e renda.