Encontro reuniu educadores da Rede Pública Municipal

Durante o encontro foi feito um diagnóstico da educação de Itabuna
Secom/Waldyr Gomes

O Encontro de Educadores na manhã da última quarta-feira (8) marcou o encerramento do ano letivo 2016 na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna e o primeiro contato oficial dos profissionais com a nova equipe gestora da Secretaria da Educação (SEC). Na oportunidade, a secretária Anorina Smith Lima, acompanhada de diretores, assessores e técnicos da SEC, apresentou a pauta de intenções e um diagnóstico situacional da realidade financeira, bem como a previsão orçamentaria para 2017.

Ao destacar o caráter informativo do encontro, a Anorina sinalizou algumas diretrizes para o planejamento e o plano de ação da Secretaria para o ano de 2017, inclusive sobre as algumas questões de mudanças que vão ocorrer na proposta pedagógica. “Quanto os dados financeiros que estamos apresentando, a intenção é que todos tenham consciência de que as ações a serem promovidas pela SEC não depende só apenas da vontade e desejo gestor, mas sobre tudo da saúde financeira da Educação”, afirmou.

Quanto as principais diretrizes do Plano de Ações, Anorina adiantou que a está sendo formada uma comissão com técnicos da Secretaria da Educação e outros setores do governo para avaliar e apontar os possíveis impactos que podem surgir a partir da implementação das mudanças. “Somente após este estudo, iremos divulgar algumas diretrizes”, assegurou Anorina.

Sobre o processo de matrícula para o ano letivo 2017, a secretária da Educação informou que terá continuidade a partir da próxima segunda-feira (13), para os alunos transferidos de uma unidade escolar para outra da Rede Municipal e alunos novos. Ela disse ainda que as escolas que não concluíram o período de matrículas com os seus alunos o prazo será de 13 a 18. A medida visa abrir matrículas para os novos alunos a partir do próximo dia 20 de fevereiro.

“A nossa expectativa é ampliar o número de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, que nos anos perdeu um grande número de alunos, gerando um impacto negativo nos recursos repassados pelo Fundeb para o financiamento da Educação do município. Para reduzir este déficit queremos ampliar em, no mínimo, 3 mil alunos novos na rede”, revelou Anorina.

Participando do Encontro de Educadores, a vice-diretora da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, Magda Maia, considerou muito importante à iniciativa da SEC em promover o encontro. “Percebemos que existe uma intenção da Secretaria de manter uma relação transparente com os educadores da Rede. Isto cria uma expectativa bastante positiva em relação à gestão da Educação”, opinou.