Inscrições para oficinas do projeto OTAMBÍ encerram na próxima sexta

oficinas de Percussão, Dança Afro e Capoeira, artes originadas na cultura Afro Brasileira
Arquivo/GOVBa/Elói Correia

A Organização Gongombira de Cultura e Cidadania segue com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 27, para as oficinas de Percussão Afro Brasileira, Dança Afro e Capoeira. Os interessados podem se inscrever através do formulário (clique aqui para acessar) ou na sede da instituição, situada na Av. Brasil, 485, Alto da Conquista.  O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

As oficinas terão início em fevereiro e duração de três meses. A oficina de Percussão Afro Brasileira será ministrada por Marinho Rodrigues, Tata Kambomdo, ou seja, Ogan - músico - do Terreiro de Matamba Tombenci Neto (TMTN), que também foi sócio fundador e percussionista do Lê-Guê DePá, considerado o primeiro bloco afro de Ilhéus; cantor e compositor da Banda Percussiva Dilazenze e fundador da Ong. Gongombira de Cultura e Cidadania.

Neide Rodrigues, Makota (Ekédi) do TMTN, ministrará a oficina de Dança Afro Brasileira. A dançarina já participou de espetáculos como Dona Flor e Seus Dois Maridos (1992); Swinga Bahia (1998) e em 2014 e 2015 atuou como atriz, bailarina e diretora artística no espetáculo KIANGA. Já a oficina de Capoeira, Confecção de Instrumentos e Canto terá como facilitador Mestre Virgílio, principal representante da Capoeira Angola em atividade no município de Ilhéus. Há mais de 70 anos na capoeira, foi fundador e primeiro presidente da União de Capoeiristas do Sul da Bahia (UCASUB) e, atualmente, é presidente da Associação de Capoeira Angola Mucumbo (ACAM).

As atividades fazem parte do projeto OTAMBÍ, sigla que abrevia a Orquestra de Tambores Mãe Ilza, projeto que foi criado em 2010 e, desde então, faz parte do calendário do verão ilheense. Esse ano, as atividades estão divididas em três etapas: fevereiro, o mês do carnaval; março, mês da mulher e abril, mês da dança. A programação inclui diversas atividades culturais gratuitas, como a promoção de shows gratuitos, todos os sábados, no Espaço Dilazenze, oficinas gratuitas para crianças e jovens da comunidade, exibição de filmes e rodas de conversa no Terreiro Matamba Tombenci Neto.