Meio Ambiente
Cooperativa do sul da Bahia é finalista de Edital sobre sustentabilidade
Gestores de Projetos da Fundação Cargill ladeados pelos diretores da Cooperast

Crédito: Ascom

Das 120 propostas enviadas à Fundação Cargill, a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (Cooperast) é finalista entre os 14 melhores projetos, do Brasil, selecionados através do Edital 2017 da instituição. Como parte do cumprimento das etapas de seleção, estiveram na manhã de sexta-feira, 13, os gestores de projetos da Fundação, Renato Souza e Orlone Reis, que conheceram de perto a cooperativa, sua infraestrutura e debateram questões como o planejamento, o impacto e a relevância do projeto, seu poder de escalabilidade e transformação e seu potencial de inovação e sustentabilidade.

Esta iniciativa, visa identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos realizados por organizações da sociedade civil, voltados à alimentação saudável, acessível, segura e sustentável.

O diretor executivo da Cooperast, Thiago Guedes, avalia de forma positiva o momento, uma vez que essa proposta vem de fato beneficiar a região com melhorias no campo da agricultura familiar. “A proposta é sinérgica de acordo com o que a Cooperast desenvolve e ela fortalece a estratégia de capacitações e oficinas para os agricultores familiares ao longo dos meses do projeto, ampliando o conhecimento sobre o manejo agroecológico do cacau”, comemora.

Segundo Thiago, durante a execução do projeto, várias ações paralelas estarão acontecendo através de processo de verticalização da produção via agroindustrialização de produção do chocolate, manejo sustentável da área, práticas agrícolas sustentáveis e práticas agroecológicas na unidade produtiva familiar com foco no cacau. “Essas ações irão colaborar para que os agricultores melhorem sua produção e intervenção na paisagem, proposta de uma região de diversidade produtiva, agregando de fato renda ao produtor. A parceria com a Fundação Cargill, viabilizará a execução de um projeto piloto, onde será possível demostrar que as ações que visam a sustentabilidade no campo por meio da transição agroecológica, somados ao acesso às políticas públicas, podem gerar melhor qualidade de vida nas comunidades rurais”, sublinha.

Atuação e fortalecimento - Para o diretor administrativo da Cooperast, Marcello Layandys, a parceria em conjunto com a Fundação Cargill, eleva a qualidade da assistência técnica ao produtor familiar, uma vez que a região é pobre e muito carente de informação, acesso às políticas públicas e acesso aos financiamentos. “Melhorar a vida das famílias agricultoras tem sido nossa plataforma de trabalho e o elo entre elas, ganhará mais força com o apoio de uma instituição séria, de referência, reconhecida por ter projetos de excelência, comprometidos com a inovação e transformação do país quando o assunto é alimentação saudável”, afirmou.

A Cooperast atua no Território Litoral Sul da Bahia há mais de 10 anos, atendendo cerca de 1400 famílias agricultoras e conta com parcerias como: Instituto Biofábrica de Cacau, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Sebrae entre outras.

Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill atua em prol da mobilização e da transformação social do país, levando conhecimento a fim de promover a qualidade de vida através de uma alimentação saudável, sustentável e acessível para mais de 45 mil pessoas por ano. O desafio proposto no Edital é o desenvolvimento da agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, promoção da educação alimentar, e, empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação.


Gestores de Projetos da Fundação Cargill ladeados pelos diretores da Cooperast

Crédito: Ascom

 
Mais Notícias
   18/5/2017 - Comitê de Bacias debate situação hídrica em Coaraci
   9/5/2017 - Programa de Proteção às Nascentes de rios lançado em Ilhéus
   5/5/2017 - ´Paredões´ em Ilhéus têm dia, hora e normas para acontecer a partir de agora
   3/5/2017 - Itabuna comemora o Dia do Pau-Brasil com o plantio de mudas
   14/4/2017 - Três praias impróprias para banho neste feriado da Semana Santa
   10/4/2017 - ‘Projeto Praia Limpa’ ganha apoio e mutirão da Prefeitura
   29/3/2017 - Empreendimento de alta categoria é embargado no litoral sul
   22/3/2017 - Carros-pipa não serão reduzidos na Bahia; seca castiga
   10/3/2017 - 130 ton de lixo por dia são coletadas em Ilhéus; cidade pode administrar aterro
   8/3/2017 - Em Ilhéus, postos de combustíveis devem regularizar licença ambiental até dia 20
   10/2/2017 - Representantes do governo alemão visitam Unidades de Conservação sulbaianas
   7/2/2017 - Despoluição do rio Cachoeira é uma prioridade para Itabuna, diz governo
   27/1/2017 - Três praias de Ilhéus impróprias para banho neste final de semana
   27/1/2017 - MPF quer demolição imediata e indenização de barraca de praia em Porto Seguro
   16/1/2017 - MP sugere parar retirada da ´restinga´ na Litorânea Norte
   6/12/2016 - Renovada licença ambiental da construção da Unidade do Sesi-Senai
   9/11/2016 - Apresentada proposta de zoneamento do Morro de Pernambuco em Ilhéus‏
   26/8/2016 - 3ª Edição do Fórum das Águas apresentará ações sustentáveis‏
   25/8/2016 - Ilhéus debate transferência da gestão das praias da União para os municípios‏
   30/7/2016 - Estudantes aprendem sobre preservação ambiental em visita ao Morro de Pernambuco



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout