Nazal fala em preservação ambiental

Represa do Iguape
José Nazal

A rádio 55 apresentou a proposta dos candidatos Marão (prefeito) e Nazal (vice-prefeito) para superar a crise hídrica de Ilhéus. Dona Graça Santos, moradora do bairro Malhado, participou do programa. Ela disse a Nazal que antes da crise sua casa nunca havia ficado sem água. “O que está acontecendo?”, perguntou ao candidato da Rede Sustentabilidade.

Nazal explicou que o fenômeno climático conhecido como El Niño esquenta o clima e torna as chuvas mais raras. “No caso de Ilhéus, a destruição da bacia do rio Iguape agrava o problema. As matas que protegem o rio foram destruídas e a represa ficou sem água na seca”. Além disso, as áreas próximas do manancial “foram usadas ilegalmente”.

A moradora do Malhado entendeu o problema, mas quis saber como resolvê-lo. “Dona Graça, temos que respeitar as leis ambientais, pois floresta é água”, respondeu Nazal. O próximo vice-prefeito também falou sobre o vínculo contratual entre a EMBASA e o município, que está vencido. “Nosso governo vai renovar o contrato com uma condição”, antecipou Nazal. Como a bacia do rio Iguape fica no território de Ilhéus, a EMBASA deve se comprometer a trabalhar junto com a prefeitura para recuperar as áreas devastadas.