Bombeiros, guardas florestais e policiais tentam controlar incêndio em Ilhéus‏

Incêndio preocupa a região
GOVBA

Cerca de 25 bombeiros do 5°Grupamento de Ilhéus, três policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) e seis guardas florestais do Parque Estadual do Conduru estão envolvimento na operação de combate ao incêndio que atinge a Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada Rio Almada, no Litoral Norte de Ilhéus.

De acordo com o tenente-coronel Rezende, coordenador do Corpo de Bombeiros na Operação Bahia Sem Fogo, o incêndio que atingiu as localidades de Ponta da Tulha, Lagoa Encantada e Joias do Atlântico está controlado. “Existe a suspeita de que esse incêndio seja criminoso. A seca que afeta a região e a baixa umidade também têm contribuído para o surgimento das chamas”. 

O programa estadual Bahia Sem Fogo, que envolve a Secretaria do Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, atua no Litoral Norte de Ilhéus desde a última quarta-feira (2) no trabalho de combate e rescaldo do fogo.

Estão sendo empregados na ação dois caminhões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros, veículos para transporte do efetivo, além de equipamentos que foram disponibilizados pela Defesa Civil, como bombas costais, abafadores e máscaras.

Processo de construção do Porto Sul segue em andamento - O Governo da Bahia esclarece que, diferentemente das informações divulgadas por alguns veículos de comunicação, o processo de construção do Porto Sul continua em andamento. Em paralelo às providências para o início das obras do Porto Sul, o governo trabalha também com uma alternativa: usar o Porto de Malhado, em Ilhéus, para escoamento da produção que chegará através da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).

Com essa alternativa, a carga transportada pela Fiol chegaria a um centro logístico, que seria construído no município de Uruçuca, a 40 km de Ilhéus, e, de lá, seguiria para o Porto de Malhado em caminhões através da já existente BA-262. “Essa alternativa só será executada caso a Ferrovia Oeste-Leste seja completamente finalizada antes do Porto Sul”, explicou o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente. Ainda segundo Lafuente, as obras do Porto Sul serão iniciadas tão logo seja obtida a autorização para supressão da vegetação.