Alimentos muito comuns no dia-a-dia podem trazer riscos à saúde dos ossos

Médico Ricardo Cordeiro
Ascom

As doenças ósseas não são causadas apenas por traumatismos ou más formações genéticas. O que poucas pessoas têm conhecimento é que alguns alimentos também influenciam de maneira significativa na saúde dos ossos, podendo causar problemas para a saúde.

Por esta razão, é importante que as pessoas conheçam bem os alimentos que causam esses problemas e optar por alimentos que sejam ricos em substâncias benéficas à saúde. Alguns alimentos como café e chocolate, se consumidos excessivamente, podem se tornar grandes vilões na garantia de ossos fortes, já que eles reduzem a capacidade de absorção do cálcio. Segundo especialistas, até mesmo a combinação do café com leite deve ser evitada por quem já tem osteoporose. Daí a necessidade de saber balancear.

Além desses alimentos, há também o sal, carne e alimentos ricos em gorduras, por exemplo. Mas é bom lembrar que o importante não é deixar de consumir, afinal, muitos desses alimentos também oferecem benefícios à saúde. O ideal é fazer um balanceamento e consumir com consciência, sem excessos.

De acordo com o médico Ricardo Cordeiro de Almeida (CRM 11865), ortopedista da Cotef, clínica especializada em ortopedia e traumatologia em Itabuna, “a ingestão inadequada pode resultar em redução da massa óssea, principalmente após os 50 anos, em ambos os sexos, progredindo mais rapidamente nas mulheres. Sendo assim, é importante uma adequada oferta de cálcio proveniente da alimentação desde a infância, quando ocorre a formação dos hábitos alimentares, até a fase adulta”, comenta.

A prevenção contra a osteoporose deve ser iniciada na adolescência, que é quando o esqueleto ainda está se estabelecendo, isso até os 20 anos de idade. Após esse tempo, a partir dos 40, os ossos começam a enfraquecer, sendo essa a faixa de risco para adquirir a osteoporose. “Para preveni-la, vão alguns conselhos: realizar exercícios suaves, nutrição adequada, evitar quedas, evitar uso de medicações sem prescrição médica, não fumar, evitar excesso de álcool e evitar abusos no café, sal e bebidas gaseificadas, além de exposição ao sol nos horários favoráveis”, explica Dr. Ricardo.

Alimentos que auxiliam na manutenção da saúdePor outro lado, muitos alimentos auxiliam no cuidado e prevenção de muitas doenças. Um dos principais exemplos é o leite, que é bastante rico em cálcio. Para quem não gosta muito da bebida, é possível encontrar outros alimentos bastante saudáveis, como por exemplo, o brócolis, o feijão branco, sardinhas, queijos e iogurtes.

É importante ter a consciência da prevenção e evitar abusos nos alimentos que podem provocar problemas à saúde. Assim, é possível seguir com qualidade de vida desfrutar de uma alimentação rica e variada.