Newton diz que gravou vereadores pedindo dinheiro para votar suas contas

Rumores de possíveis ligações para o ex-prefeito
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O ex-prefeito de Ilhéus, Newton Lima, detonou agora a tarde a Câmara de Vereadores ao denunciar que foi procurado por parlamentares para negociar ajuda financeira para ter suas contas referentes ao exercício de 2011 aprovadas pelo Legislativo. O ex-prefeito disse que tem as provas necessárias para incriminar os vereadores e que gravou o encontro mantido com um deles, que seria o responsável pela intermidiação do negócio. Pela proposta, cada vereador receberia 50 mil reais para votar contra a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios, que reprovou a prestação de contas de Newton Lima.

Os vereadores acusados - seriam cinco - são da base de sustentação do prefeito Jabes Ribeiro. Com esta denúncia, o ex-prefeito além de criar condições de "melar" a reprovação de suas contas, ainda expôs o Poder Legislativo de Ilhéus e o fato deve resultar no imediato afastamento dos vereadores, por suspeição e crime de corrupção.

Newton chegou à Câmara acompanhado apenas dos irmãos, sem nenhum dos seus ex-auxiliares na Prefeitura. Aguardou a abertura da sessão no gabinete do presidente do Legislativo e só passou a participar da sessão por volta das seis da tarde.

Entrou sozinho, fez mea-culpa da gestão e, em seguida, detonou o parlamento. Disse que recebeu em sua residência o vereador James Kosta, presidente da Comissão de Finanças, que estaria representando mais quatro vereadores: o líder do governo de Jabes, Alzimário Belmonte; Rafael Benevides, Ivo Evangelista e Nerival, todos da base de Jabes.

Quem também foi citado na Câmara foi o vereador Valmir de Inema, também da base jabista, mas este teria sido apenas a pessoa responsável pela concretização do contato entre os dois políticos. Valmir, que foi um dos vereadores mais beneficiados com obras pelo ex-prefeito, já teria decidido votar a favor de Newton.

Ainda no plenário, os vereadores acusados negaram o crime. Segundo Rafael Benevides, Newton Lima agiu de forma covarde. Nerival disse que o ex-prefeito de Ilhéus deveria mesmo "era ficar preso na Polícia Federal". Líder do governo jabista, Alzimário Belmonte asegurou que vai ingressar na Justiça contra Newton Lima.

O Jornal Bahia Online entrou em contato com o secretário de Comunicação da Prefeitura, jornalista Paixão Barbosa, para saber como o prefeito Jabes Ribeiro recebia esta denúncia envolvendo sua base. "O prefeito vai dizer o que? que gostou ou que não gostou? Serem da base do governo é uma circunstância. Se participaram disso, participaram individualmente, jamais em nome da base", disse o jornalista. Por enquanto o prefeito de Ilhéus não deve se pronunciar a respeito da denúncia.