Aleluia Ilhéus confirma temporada

As cantoras ilheenses Laís Marques e Brena Gonçalves se apresentaram antes do Roupa Nova.
Alfredo Filho

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

Pense:

“Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera."  (Che Guevara)

Aleluia Ilhéus confirma temporada

O efeito positivo do Aleluia Ilhéus Festival confirmou a temporada da Semana Santa como um período favorável para o calendário turístico do Município. A iniciativa da Prefeitura aliada aos empresários do setor, ao patrocínio do Governo do Estado e participação de organizações não governamentais, resumiu um tipo de parceria que poderia ser experimentada em outras ações turísticas e sociais.

O evidente interesse dos ilheenses e dos turistas no evento, com as suas devidas proporções, possibilitou a convergência de diversos segmentos, entre os quais os artesãos, agricultores, chocolateiros e hoteleiros, na perspectiva de fortalecimento do turismo e outros negócios. Com essa percepção, o prefeito Jabes Ribeiro se adiantou em garantir a reedição do festival em 2014.

O seminário idealizado pelo Instituto Cabruca, na abertura do Aleluia Ilhéus, apontou perspectivas que podem se transformar em políticas público-privadas, e redimensionar a atitude local em prol da potencialização e auto estima da comunidade. No plano cultural é indiscutível que o festival pode favorecer a produção artística e o setor de entretenimento.

Numa região onde os sentidos estão naturalmente voltados para ritmos como o axé, o arrocha e o pagode, vê-se que pode ser tão sensacional quanto a mostra de espetáculos musicais e teatrais que favoreçam outros gostos no plano artístico. Isso foi real em relação aos shows do Roupa Nova, do padre Fábio de Melo, do Teatro Mágico e na apresentação dos artistas regionais. Mesmo quando ocorreram fortes chuvas.

Particularmente, vi no espaço ocupado pelos artesãos locais, na feira de economia criativa do Sebrae e nos demais estandes distribuídos pela Avenida, que a produção nessa área ainda está viva entre nós. Ou seja, não vale a máxima de que o artesanato aqui disponível seja somente o importado de outras regiões. Somando esses e outros aspectos, o Aleluia Ilhéus Festival se revela como um evento oportuno e estratégico para a Semana Santa, temporada sem tradição turística na Bahia, e inteligente, pela capacidade de articular esforços e resultados coletivos.

Caravana da Música
A cantora Margareth Menezes foi a convidada especial do projeto Caravana da Música, realizado, em março, nas cidades de Caravelas e Teixeira de Freitas. O projeto social é presidido por Daniela Mercury, com o objetivo de levar educação para crianças carentes por meio da música, com realização da Redecard e o Instituto do Sol da Liberdade, em parceria com o UNICEF e o Canal de Televisão ESPN Brasil.

Antonio Júnior no Teatro
O escritor grapiúna Antonio Nahud Júnior informa, de Natal, que as atrizes potiguares Titina Medeiros e Nalva Melo serão as protagonistas da peça “Das Sombras”, de sua autoria, inspirada na vida da poeta Hilda Hilst. A montagem deve estrear dentro de dois meses, na capital do Rio Grande do Norte. Titina Medeiros ganhou recentemente o prêmio Revelação do Ano de 2012, no Domingão do Faustão, pela interpretação da personagem Socorro na telenovela “Cheias de Charme”.