UESC graduou 1ª turma do curso de Ciências Sociais

Os primeiros cientistas sociais formados pela UESC: Ronaldo Pereira Souza, Álvaro Santos Couto, Emanuel Luz e Silva, Cremildes de Aquino Soares e Lilian de Santana Maia.
VM

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

pense:

"Os nossos protetores mais seguros são os nossos méritos." (Vauvenargues)

 

 

UESC graduou 1ª turma do

curso de Ciências Sociais  

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) presidiu a solenidade de colação de grau da primeira turma de formandos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ao lado do vice-reitor Evandro Sena Freire, da diretora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Josane Morais, e da coordenadora do Colegiado de Ciências Sociais, Anatércia Ramos Contreiras. Na mesma solenidade, realizada no dia 24 de janeiro, no auditório central da Universidade, houve também colação de grau dos formandos do curso de História, coordenado pela professora Kátia Vinhático.

 

Os primeiros licenciados de Ciências Sociais da história da UESC, que participaram da cerimônia, foram Álvaro Santos Couto, Cremildes de Aquino Soares, Emanuel Luz e Silva, Lilian de Santana Maia e Ronaldo Pereira Souza. Outros alunos preferiram colar grau sem solenidade. A grande ausência daquele momento foi o professor Elias Lins Guimarães, pró-reitor de Graduação, primeiro coordenador do curso e escolhido paraninfo da turma.

 

O orador da turma de Ciências Sociais foi Emanuel Luz, já aprovado para mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os mestres de cerimônia foram Álvaro Couto e Cremildes Soares. Professores homenageados: Fábio Pessanha Bila e Roque Pinto. O secretário do colegiado, Marcelo Pereira, também foi homenageado pela turma.

 

Homenageado pelos formandos de História, como paraninfo, o professor Carlos José Ferreira Santos foi demoradamente aplaudido pelo seu pronunciamento, durante o qual acentuou as identidades entre os cursos de Ciências Sociais e História e o papel exercido por esses profissionais para a humanização da sociedade. O secretário do DFCH, Cristiano Rocha, também mereceu justa homenagem.

 

Cena Histórica

A Prefeitura de Ilhéus se associou à família Berbert de Castro pelas comemorações do centenário de Demósthenes Berbert de Castro, lendário jornalista e ativista político, falecido em 13 de dezembro de 1987. O prefeito Jabes Ribeiro outorgou, como homenagem póstuma, a Comenda do Mérito da Ordem de São Jorge dos Ilhéus a Demostinho, considerado um dos principais líderes da campanha de construção do Porto de Ilhéus.

 

Não apenas a família, como autoridades e intelectuais, compareceram à cerimônia no Palácio Paranaguá, no dia 24. O homenageado foi representado pela viúva, a ex-vereadora Vitória Berbert de Castro. O fato é histórico, assim como a foto. Há bem pouco tempo, a então vereadora era uma das mais críticas vozes diante do político Jabes Ribeiro.

 

 

Nova biblioteca em Ilhéus

O Rotary Clube de Ilhéus promoveu um café da manhã, na quinta-feira, dia 31 de janeiro, para apresentar à comunidade e à imprensa a obra de construção da Biblioteca Comunitária Mário Morelli, da Escola Rotary Renato Leite da Silveira, localizada na Barra, em frente ao batalhão da Polícia Militar. O projeto “Guardador de Livros” vem sendo desenvolvido há alguns anos, com a ajuda dos rotarianos e de outras pessoas da comunidade.

 

Os empresários Selma e Sérgio Vellanes, e Paulo Ganen, estão entre os que têm se esforçado para concretizar a obra, idealizada pelo clube como uma moderna e bem aparelhada biblioteca pública. Vale ressaltar que a Escola Rotary funciona em convênio com o governo do Estado, cuja diretora é a professora Alessandra Costa Freitas.

 

Enquanto isso, a única biblioteca pública existente na cidade, mantida pelo município, está em estado degradante e foi interditada pelo novo prefeito Jabes Ribeiro, visando a recuperação do prédio General Osório, que é tombado como monumento arquitetônico.

 

Sempre Gabriela!

Entra verão, sai verão, em todas as estações a figura mítica de “Gabriela”, personagem criado pelo escritor Jorge Amado, se eterniza como ícone “vivo” da cidade de Ilhéus. Garotas morenas caracterizadas como o personagem servem como recepcionistas para encantar os turistas que chegam â cidade. Na foto de Maurício Maron, na quarta-feira, as “gabrielas” estavam reluzentes, fazendo cena por Ilhéus.