Puxada do Mastro movimentou Olivença

valeriomagalhaes@uol.com.br

pense:

“As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.” (Carlos Drummond de Andrade)

  

Puxada do Mastro

movimentou Olivença

A tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião movimentou o balneário de Olivença, sábado e domingo. A comunidade participou ativamente da preparação do ritual que lembra os costumes indígenas na região. A festa começou no sábado, com missa celebrada pelo padre Ademir e apresentação de bandas musicais.

No domingo, a comemoração ocupou o largo da praça da Igreja de N. S. da Escada. Como sempre faz, Alcides Kruchewsky, que reside em Olivença e é o atual secretário de Turismo, recebeu amigos para uma feijoada. Diversos secretários municipais estiveram presentes, além do vice-prefeito Carlos Machado e a esposa Dean, entre outros convidados.

O cortejo comunitário do Mastro de São Sebastião chegou pouco depois das 17 horas, com a animação habitual dos moradores de Olivença. A diretora social da Associação dos Machadeiros de Olivença, Maria Catarina dos Santos, e o vice-presidente, José Raimundo Mendes Melgaço, falaram em nome da organização. Uma homenagem póstuma foi feita a Everaldo Mendonça, um dos grandes incentivadores da festa.

Aniversário de Ruy Carvalho

O médico do trabalho e pneumologista Ruy Carvalho comemorou seus 61 anos, dia 9 de janeiro, ao lado de familiares e amigos na sua residência, no Outeiro de São Sebastião. A esposa e advogada Elisia França serviu um típico caruru para festejar o aniversário de Ruy.

Aposentado do serviço público e longe da política, Ruy se dedica ao consultório de Medicina do Trabalho que mantém no centro histórico de Ilhéus, em frente à Igreja Matriz de São Jorge. O ex vice-prefeito de Ilhéus, Henrique Abobreira, e os irmãos Geraldo e Romário Carvalho, também estiveram presentes.

Poemas de Nazir Maron 

O empresário e artista plástico Nazir Maron lançou a coletânea de poemas “Fragmentos de um Lobo Solitário”, dia 9, na Academia de Letras de Ilhéus. O livro tem prefácio do professor de Literatura, Jorge Alessandro, e apresentação da jornalista e poetisa Janete Badaró.

Biofábrica aumenta produção de mudas de cacau

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) vai aumentar a produção de mudas, pois a demanda é de 15 milhões de mudas, considerando apenas os projetos de Agricultura Familiar. Segundo o presidente do IBC, Henrique Almeida, a previsão anual de produção é de 1 milhão e 100 mudas. A estratégia foi discutida, em Salvador, durante a reunião do Conselho do Instituto, com a presença do diretor da Ceplac, Helinton Rocha, e do secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles.

Aprovado para o Doutorado

O professor de Ciência Política da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Fábio Pessanha Bila, acaba de ser aprovado, em primeiro lugar, na seleção do Doutorado em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), de Campos, Rio de Janeiro. O objeto de pesquisa será “Por dentro do arco íris – a divisão sexual do trabalho entre casais homossexuais.