Centenário da Associação Comercial de Ilhéus foi momento histórico

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

Pense:

"Quanto menor for o coração, mais ódio ele pode abrigar.” (Victor Hugo)

 

 

Centenário da Associação Comercial

de Ilhéus foi momento histórico

A solenidade comemorativa do centenário da Associação Comercial (ACI) foi um grande momento histórico para o município e a região. Realizada dia 29 último, o evento foi prestigiado por dezenas de autoridades, entre elas, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que confirmaram as obras de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna e a continuidade da construção da Ferrovia Oeste Leste, como compromissos da presidente Dilma Roussef.

 

Na oportunidade, o governador baiano, que há mais de hum ano não visitava a cidade, assinou autorização para início das obras de construção da nova ponte que vai ligar o centro de Ilhéus ao Pontal, entre as praias do Cristo Redentor e da Maramata, investimento de R$ 120 milhões. Antes, Wagner havia inaugurado a sede do Departamento de Polícia Técnica e o Terminal Pesqueiro Público, construído pela Bahiapesca. O governador também falou com otimismo sobre a construção do Porto Sul, e convocou a ACI para liderar a defesa do projeto, assim como fez no século passado, para a construção do Porto de Ilhéus, no centro, e do Porto de Malhado, na Avenida Soares Lopes.

 

A cerimônia foi presidida pelo presidente da Associação Nilton Cruz. Na mesa oficial estavam também o prefeito Newton Lima, o vice-governador Oto Alencar, o bispo diocesano Dom Maurto Montangnolli, o presidente da Faceb, Clóvis Cedraz, e a reitora da UESC, Adélia Pinheiro. Prestigiaram o ato histórico, os prefeitos eleitos de Ilhéus e de Una, Jabes Ribeiro e Diane Cruz, os deputados federais Geraldo Simões, Josias Gomes, Mário Negromente, Márcio Marinho, os estaduais Mário Júnior, José Arimateia, Ângela Sousa, Claudia Oliveira, Fátima Nunes, Maria Del Carmem, entre outros, o vice-prefeito Mário Alexandre, além do secretário estadual Domingos Leonelli, dos presidentes da Bahiapesca e da Bahiagás, Isaac Albagli e Davidson Magalhães.

 

Homenagens – Durante a solenidade, além do governador e do ministro, várias personalidades foram homenageadas com a Placa Comemorativa dos 100 Anos da ACI, pela contribuição ao desenvolvimento de Ilhéus, entre elas, os empresários Antonio Lino Pereira Campos, Hans Tosta Schaeppi, Roque Lemos, Roque Oliveira Fraga, o médico Jorge  Viana, a ex-reitora da Uesc, Renée Albagli, a educadora Adélia Maria Carvalho de Mello, a Irmã Georgina Costa, do Instituto Piedade, o presidente da Bahia Mineração, José Viveiros, e o  prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Receberam homenagens póstumas o ex-diretor Eduardo Challoub, e ao cacauicultor e banqueiro Manoel Misael da Silva Tavares, e o engenheiro Antonio Osório Carvalho e Silva, responsável pela construção da sede da ACI, que completou 70 anos.