Emasa faz mais investimentos para ampliar captação de água
A Emasa fez investimentos de R$ 87.152.00 na aquisição de três mangotes de 300 milímetros, com 12 metros extensão, e de 15 flutuadores para a substituição imediata dos que apresentaram vazamento e defeito na Estação de Captação de Castelo Novo, no Rio Almada, município de Ilhéus. Os materiais chegaram na manhã desta quarta feira, dia 16, o que deu mais segurança às operações de captação d’água e bombeamento para a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço, em Itabuna.
Segundo o diretor do Setor de Compras da Emasa, Eloísio Farias, um mangote apresentou vazamento, na sexta-feira passada, sendo necessária a sua substituição. Ele explica que a empresa não pode ficar sem reserva de materiais e equipamentos, principalmente quando estão sendo adotadas medidas emergenciais para garantir tratamento e a distribuição de água para a população, inclusive com carros pipa e a instalação de tanques com capacidade para até dez mil litros de água nas áreas onde o abastecimento está mais prejudicado.
Eloísio informa que uma análise técnica definiu que as boias devem mudar de lugar em algum momento para sugar água em um ponto mais fundo do rio, daí a necessidade de adquirir mais um mangote.
Pelo menos 40 tanques foram comprados pela Emasa na semana passada, sendo entregues a várias comunidades. Nesta semana mais 30 tanques foram comprados, todos com capacidade para 10 mil litros d’ água e devem chegar até o próximo final de semana. A empresa garante que os caminhões pipa estão trabalhando diariamente pra abastecer os referidos tanques colocados em pontos estratégicos da cidade.