Mutirão leva serviço ao Residencial São José
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou Mutirão da Saúde e Cidadania no Residencial São José, no bairro Ferradas, levando serviços aos moradores do condomínio residencial. A ação, na quarta-feira, 5, teve a parceira da Secretaria Municipal de Saúde e da ENDES, empresa ganhadora da licitação para desenvolver projetos de trabalho social nos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, além de estudantes e voluntários de instituições do município.
O aposentado Jonias Oliveira aproveitou oportunidade para cortar o cabelo. “Essa uma atividade é muito importante para o São José, porque a gente tem serviços praticamente na porta de casa sem a necessidade de despesas com deslocamento. Além disso, o pessoal nos ajuda e orienta em outras necessidades. Fiquei muito satisfeito a ainda aproveitei para cortar meu cabelo”, afirmou.
A Secretaria da Assistência Social ofereceu os seguintes serviços: encaminhamentos para 2ª via de documentos; passe livre intermunicipal e interestadual; orientações sobre Programas Bolsa Família, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes; Cadastro Único; e Centro de Referência de Assistência Social. Além de corte de cabelo feminino e masculino realizados pelos alunos da Escola Profissionalizante de Itabuna e amostra de dança Swing, com o professor Ronaldo Soares.
Já a Secretaria Municipal de Saúde, estudantes e voluntários, ofereceram teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, pintura facial para crianças e atividades esportivas de recreação. “Pra mim está uma tarde muito divertida, porque participei da aula de dança e a tia fez um desenho em mim”, comentou Mateus Vinícius Nunes, estudante de nove anos de idade. Já Maria Conceição Santos foi em busca de encaminhamentos para a segunda via do RG da filha: “O que ele tem está muito danificado. Como é documento muito importante não pode ficar sem”, disse a dona de casa.
O Mutirão da Saúde e Cidadania no Residencial São José foi planejada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), no bairro Nova Ferradas, para atender as 900 famílias residentes no condomínio residencial que está referenciado à unidade. É através dessas ações que a o Departamento de Proteção Social da SAS se aproxima da população para oferecer serviços, reduzir as desigualdades e prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificar e estimular as potencialidades humanas, modificando a qualidade de vida das famílias.
O Projeto de Trabalho Social é previsto pela Portaria n° 21, de 22 de janeiro de 2014, do Ministério das Cidades, e é assegurado em casos de intervenções de habitação e saneamento objetos de repasse ou financiamento do setor público. Ainda, com entidades sem fins lucrativos e de intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que envolvam o deslocamento involuntário de famílias. Também atende famílias da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida de acordo com a CEF.