Ciclistas ´invadem´ Canavieiras e participam do 10º Ecobike
Os 600 kits para participar do 10º Ecobike – passeio ciclístico de Canavieiras – foram insuficientes para atender a grande demanda de ciclistas para participar da mais festa do ciclismo do Sul da Bahia. Às 7 horas de domingo (1º), ciclistas de diversas cidade da Bahia se concentraram na rua Barão de Cotegipe (em frente a Bike Shop) e avenida Assis Brasil aguardando a saída para um percusso de 18,2 quilômetros pela rodovia Trasouricana.
Mais do que uma aventura, o Ecobike é um movimento que conta com a participação de inúmeros parceiros, no apoio e incentivo à realização do maior passeio ciclístico regional. Organizado pelo empresário Ériston Nascimento, da Bike Shop, o evento conta o apoio da TV Santa Cruz, Prefeitura de Canavieiras e dezenas de empresas privadas.
Conhecida como a cidade das bicicletas, Canavieiras atrai ciclistas e equipes de várias cidades do Sul da Bahia, que curtem o grande passeio por um trecho do município cercado de história, como a Fazenda Cubículo, na qual foi implantada os primeiros cacaueiros da Bahia. No percurso, muita Mata Atlântica e rios, como o Salsa, onde é possível tomar banho no final da rota: a Fazenda Santa Cruz.
Na chegada à fazenda, os ciclistas descansam, almoçam (churrasco do Carolina), cantam e dançam com as músicas apresentadas pela Banda Maria Bretheira. “É esse clima de descontração, amizade e paixão pelo ciclismo é que faz do Ecobike um evento de sucesso e vitorioso”, revela um dos organizadores, Alexandre Tolentino.
No próximo ano, informa Ériston Nascimento, estão sendo esperados cerca de mil ciclistas, tendo em vista a constante procura pela participação. Segundo Ériston, também estão sendo planejados novos roteiros, com a finalidade de oferecer novas atrações visuais e de lazer para os ciclistas.
Um dos participantes do 10º Ekobike é o ciclista itabunense Eduardo Pellegrini, que contabiliza inúmeras viagens pelo Brasil, a exemplo de Bom Jesus da Lapa (14 vezes) e Aparecida do Norte, em São Paulo, que tornarão a receber a visita do ciclista, ainda neste ano. Para Eduardo, o Ecobike é um passeio muito agradável, no qual é possível rever amigos ciclistas de diversas cidade baianas, além de ser um evento bastante organizado.
Além do passeio por um dos locais mais bonitos da Mata Atlântica e da logística perfeita, o Ecobike também se notabiliza pelo cunho social, distribuindo os alimentos não-perecíveis arrecadados no ato da inscrição às pessoas carentes da cidade. Os alimentos são entregues às instituições que trabalham com assistência social, que já possuem esse público cadastrado.
De acordo com a estatística realizada pelo organizadores, este ano participaram do evento mais de mil pessoas, contabilizando os 600 ciclistas, seus familiares, visitantes e convidados, além do pessoal da logística. Durante todo o percusso, o locutor de rodeios e outros eventos, Jô França, animou e incentivou os ciclistas.
Sorteio - No final do evento foram realizados sorteio entre os participantes, com brindes doados pelos patrocinadores. Rildon Xavier, de Itacaré, ganhou um antena OI TV; Gabriel Marcolino de Oliveira, de Canavieiras, uma bicicleta; Riovaldo Gomes de Itabuna, um armário de cozinha; Thessia Lira, de Itabuna, uma bicicleta; Ellton Araújo Alves, de Ilhéus, dois travesseiros; Luciano Medeiros, de Itabuna, um ferro de passar; Neto Seixas, de Itabuna, um aparelho de DVD; Joelma Santos Miranda, de Canavieiras, um ventilador; Renata Amorim dos Santos, de Canavieiras, uma bicicleta; José Ricardo Silva, de Canavieiras, um guarda-roupa; e Anselmo Amorim, de Canavieiras, um tanquinho.