Profissionais do Triathlon vão passar por curso de inglês

Meta é preparar grupo para eventos internacionais
Ascom/MundoTri

Desde que os alunos de educação Física da Uesc participaram do Curso de Árbitro Internacional, com apoio da União Internacional de Triathlon (ITU) e da Confederação Brasileira de Triathlon (Cbtri), a Universidade vem estimulando ações de capacitação desses alunos com foco nas Olimpíadas de 2016, quando o esporte estará nos Jogos em dois eventos, o Triathlon e o Paratriathlon.  Os alunos se certificaram atuando como árbitros em eventos internacionais no ano de 2013, a Pan American Cup de Triathlon e Paratriathlon em João Pessoa – Paraíba (Abril) e Vila Velha (Junho), com transporte oferecido pela Uesc e hospedagem doada pelas federações nacionais e Cbtri.

A parceria com a Cbtri surgiu por meio do professor Alberto Kruschewsky, vice- coordenador do Colegiado de Educação Física no período e campeão amador da modalidade Triathlon em 1997, que já representou o Brasil em mundiais em vários países. Agora, com a solicitação do Colegiado de Educação Física (DCSau), o Departamento de Letras e Artes da Uesc oferece curso de inglês voltado à participação em eventos esportivos. O curso faz parte do Projeto de Extensão “Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na Uesc”, coordenado pelos docentes Isaías Francisco de Carvalho, Jorge Onodera e Elaine Cristina Medeiros Frossard, e tem o apoio para aquisição do material didático da ACE Associates consultoria e treinamento. Serão 45 horas/aula durante o semestre, duas vezes por semana. Os professores tiveram acesso ao manual de regras da União Internacional de Triathlon e querem capacitar os alunos em situações de competição.

Os árbitros se preparam para atuar no triathlon, e como “handlers” no paratriathlon, auxiliando paratriatletas durante a competição. O Tiathlon e o paratriathlon estarão presentes na Olimpíada do Rio 2016.