Seleção Baiana de Voleibol convoca atletas de Canavieiras
Os atletas Ualter Xavier Anjos e Ddivon Santos Mota Santana são dois dos atletas pré-convocados para compor a Seleção Baiana de Vôlei Masculina, categoria infanto, que irá participar do Campeonato Brasileiro de Seleções/2014. A notícia foi dada nesta quarta-feira (12) ao prefeito de Canavieiras, Almir Melo, pelo professor de Educação Física e vice-presidente do Clube Desportivo Canes, Boaventura (Boinha) Freire.
Durante o encontro, no Gabinete do Prefeito, Boaventura Freire e os atletas agradeceram ao prefeito o apoio dado pela Prefeitura para que os esportistas canavieirenses participassem da seletiva da Seleção Baiana Masculina de Vôlei Infanto/Juvenil. Participaram da seletiva os atletas Ualter Xavier Anjos (14 anos), Odivon Santos Mota Santana (16), José Alves Carvalho Neto (17) Anderson Santos Silva (18) e Annler Caio Souza Santos (14).
Segundo o professor Boaventura Freire, os Atletas foram avaliados pelos critérios: fundamentos, capacidade de deslocamento, alcance, passe, saque, defesa, levantamento e os técnicos da Federação Baiana de Vôlei, Rodrigo Oliveira e Marcos Rogério Almeida, ficaram bastante impressionados com a desenvoltura e a técnica dos atletas canavieirenses. “Nossa cidade tem tradição nos esportes, e o voleibol é um dos exemplos mais promissores”, relata o professor de Educação Física.
Fábrica de atletas – Criado há 22 anos com o objetivo de difundir e incentivar a prática de esportes, o Clube Desportivo Canes (CDC) trabalha com diversos esportes como futebol, futsal e basquetebol (masculino), e voleibol (masculino e feminino). Entidade beneficente, o CDC sobrevive da contribuição de abnegados, diretoria e dos próprios atletas.
Todo o esforço investido no CDC é transformado no destaque obtido por diversos atletas nos cenários estadual e nacional. Nesta lista estão Gregore Oliveira, atualmente jogando no Brasil Kirin, de Campinas (SP), convocado duas vezes para a seleção baiana e uma vez para a seleção brasileira; Adriele Oliveira, duas vezes na seleção baiana; e Ana Tereza Castro, que jogou pela seleção baiana em 2013, durante o campeonato brasileiro realizado em Maceió (AL).
Viva Vôlei – Outro projeto desenvolvido pelo Clube Desportivo Canes é o Viva Vôlei, patrocinado pela empresa Queiroz Galvão, através da Lei de Incentivo ao Esporte e coordenado pela Confederação Brasileira de Vôlei, por meio do Instituto Viva Vôlei. Segundo o professor Boinha Freire, o programa, que será renovado por mais um ano, é considerado um grande formador de atletas e de caráter.
O Viva Vôlei trabalha em dois núcleos: um na sede de Canavieiras e outro no povoado de Campinhos. Na sede, trabalha com 200 alunos e tem a direção da equipe integrada por Karina Melo (educadora física), Fernanda Rocha (assistente social), Jusiê Lins e Anísio Neto (monitores). Em Campinhos, atende a um público de 140 alunos através, coordenados por Boinha Freire (educador físico), Fernanda Rocha (assistente social) e Jusiê Lins (monitor).
Além das aulas técnicas do esporte, os alunos do Viva Vôlei também recebem orientações sobre cidadania, saúde, educação, dentre outros temas. O projeto chamou a atenção de diversos profissionais do vôlei, a exemplo do técnico Bernadinho e o jogador e hoje comentarista da Rede Globo de Televisão, Tande, que estão constantemente apoiando o Viva Vôlei, inclusive com a elaboração de matérias jornalísticas veiculadas no Esporte Espetacular.