Base da seleção baiana de pesca no Brasileirão será de Ilhéus; mas sem apoio

Importante e sem apoio
Ascom

 

Os pescadores amadores de Ilhéus estão classificados para representar a Bahia no campeonato brasileiro de pesca esportiva de arremesso de praia, que será realizado de 03 a 08 de agosto, na cidade de Fortaleza (CE). Os atletas de Ilhéus estarão competindo com a “nata” da pesca esportiva nacional, principalmente do sul do país.  No nordeste, especialmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte sempre se apresentam bem nas competições.

A seleção baiana tem como base o Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil), que mantém uma rotina de trabalho muito rígida, com campeonato individual em nove etapas, uma por mês, em praias diferentes. Promove várias provas durante o ano, tais como: Torneio do Dia da Cidade, Torneio Casa do Pescador, Torneio da Gabriela (em novembro, um dos maiores do norte/nordeste). Além disso, promove os torneios Cidade de Maraú, na praia de Saquaíra e o Torneio de Canavieiras.  Participa, também, de vários  torneios fora do Estado e seus atletas, constantemente, trocam experiências com pescadores dos grandes centros representativos da pesca esportiva.

A turma está animada e confiante. Contudo, as dificuldades para se participar de um evento dessa magnitude são imensas, asseguram. Para começar, enquanto a maior parte das delegações irá custeada pelos seus Estados/Prefeituras, os pescadores locais irão com recursos próprios.

Eles alegam que a pesca esportiva precisa ser melhor avaliada pelas autoridades do turismo local, pois atrai pescadores e familiares de outros Estados aos torneios, geralmente realizados em período de baixa estação, movimentando o comércio e a rede hoteleira. No sul do país, as autoridades descobriram o “filão” que ela representa para o turismo local e passaram a dar apoio aos eventos relacionados com a pesca amadora.

O Brasileiro de Pesca é o maior evento da pesca esportiva do país. É organizado e dirigido pela CBPDS – Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.

            Em Fortaleza, as praias escolhidas para as provas são as seguintes:

            1)  dia 04 de agosto  -  Praia do Japão em Aquiraz;

            2)  dia 05 de agosto  -  Praia da Prainha em Aquiraz;

            3)  dia 06 de agosto  -  Molhes do Ideal – Fortaleza e

            4)  dia 07 de agosto  -  Praia do Cofeco – Fortaleza.

            A seleção baiana de pesca está assim constituída, por categoria:

Masculina

Adonias Nascimento, EduardoLeal, Paulo Guedes, Tiago Carvalho e Alberto Porto.

Master

Paulo Roberto, Luis Galvão e Sidney Macedo.

Sênior

Roberto Miranda, Calixto Bastos e Roberto Mendonça.

O técnico será Marcos Flávio.

A seleção feminina desistiu de participar.