Empresários farão manifesto contra reajuste de tarifas
Empresários de Ilhéus prometem parar o comércio no próximo dia 6. O ato, marcado para acontecer a partir das 8 da manhã, com concentração na praça Cairu, será um protesto contra o aumento das taxas municipais, a exemplo do IPTU, Alvará de Funcionamento e, até, da taxa para enterros nos cemitérios municipais, que teve um reajuste de 700 por cento. O movimento, encabeçado pelo "Forum em Defesa de Ilhéus", também é contra o aumento na tarifa do transporte coletivo. Os empresários consideram "injustos" os aumentos autorizados pelo prefeito Jabes Ribeiro, considerando, principalmente, o momento de crise da economia nacional.
Levantamento efetuado pelo fórum, revela que para manter as portas do estabelecimento abertas em Ilhéus (Alvará de Funcionamento), é bem mais caro que em municípios onde o comércio é mais forte, como Vitória da Conquista e Itabuna. Já o IPTU, segundo os empresários, sofreu um aumento de 145 por cento este ano e chega a ser mais alto que os valores cobrados em Salvador. O movimento pretende impactar e sensibilizar o governo para reverter o quadro que, se mantido, poderá trazer sérios prejuízos para a economia da cidade.
Além de entidades tradicionais do comércio, como Associação Comercial, CDL e Sindicomércio, o manifesto reunirá sindicatos de trabalhadores, Organizações Não -Governamentais e o DCE da Universidade Estadual de Santa Cruz.