Artesanato regional é destaque na Feira da Agricultura Familiar em Ilhéus
A 6ª Feira de Agricultura Familiar e Festa do Milho de Ilhéus seguirá até a terça-feira (24) de São João. O evento está movimentando a Avenida Soares Lopes, com forró de boa qualidade, comidas típicas, paz e harmonia. A feira une artesãs de todos os cantos da cidade. Em cada estande, uma história de dedicação à arte popular.
Há oito anos, Ângela Conceição começou a trabalhar com “Biscuit” – técnica de ornamentação de vasilhas de biscoito. Depois agregou o crochê e outras formas de artesanato ao seu trabalho. Esta é a sua quarta participação no evento com o estande “Angela Artesanatos”. Moradora do Hernani Sá, ela é uma das fundadoras da Feira Criativa desse bairro e também compartilha suas habilidades em oficinas. Contato: (73) 3632-2427.
A professora aposentada Bernadete Ramos (70 anos) trabalha com bordados e enxovais para bebês “desde mocinha”. Com a aposentadoria, passou a se dedicar exclusivamente ao Atelier Arco-íris. Ela expõe seu trabalho na Feira Criativa do Hernani Sá e montou um estande na 6ª Feira de Agricultura Familiar de Ilhéus. Contato: (73) 3632-2006.
A cordelista Janete Lainha e a artesã Suzana Ikuta dividem um estande na feira. A preocupação com o meio ambiente é o ponto de convergência entre seus trabalhos.
Suzana coordena o projeto Retalhos Criativos e recicla sobras de tecidos para fazer objetos como a “bolsa de retalhos”. Ela também reaproveita caixas de leite na confecção de carteiras e costuma realizar oficinas na Maramata. Contato: (73) 3632-3698.
Janete é uma artesã da palavra. No cordel “A Mata Atlântica e o Aeroporto de Comandatuba”, ela contou com a assessoria de biólogos para escrever sobre os impactos do empreendimento em um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do planeta. Contato: (73) 8853-7856 ou 9151-2429.