Ilhéus recebe curso de economia criativa e empreendedorismo

Ana Carla Fonseca é uma das maiores autoridades em economia criativa do Brasil
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O que é uma cidade criativa? Como a economia criativa pode trazer processos de inovação para o seu negócio e servir de estratégia de desenvolvimento e inclusão socioeconômica? Esses são alguns pontos que serão tratados no curso Economia Criativa e Empreendedorismo, que acontece na sexta-feira, 30, em Ilhéus. O evento, uma realização do Sebrae, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), através do Balcão do Empreendedor, vai acontecer das 8h às 17h, na sede da Faculdade de Ilhéus.

De acordo com a técnica do Sebrae no município, Cláudia Iglesias, o curso, gratuito abordará diferentes assuntos, como: estratégias de negócios e políticas públicas na economia criativa; empreendedorismo e economia criativa nos municípios; e cidades criativas e dinâmica de mapeamento das singularidades criativas locais.

Especialistas na área, os professores Leandro Valiati e Ana Carla Fonseca, vão ministrar as aulas, explicando sobre a dinâmica de mapeamento das singularidades criativas. Os orientadores vêm expandindo suas palestras em outras cidades do país, esclarecendo ao público as oportunidades de dinamizar empreendimentos, aproveitando a diversidade cultural das mais variadas localidades brasileiras.

Conforme ressalta a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, a iniciativa tem muita importância para o desenvolvimento do município e região. “O objetivo é ativar as competências dos segmentos vinculados à economia criativa ou potenciais empreendedores do ramo, fortalecendo os negócios e oportunidades de investimentos no setor". Ainda segundo Claudiana, o incentivo dado pelo Sebrae e pela Sedic é uma forma de estimular os negociantes locais a conhecer novas oportunidades de crescimento, explorando o potencial da cultura regional.

A entrada para este evento é gratuita e os interessados ainda podem efetuar a inscrição através do email ag.ilheus@ba.sebrae.com.br. É preciso apenas colocar no espaço referente ao assunto, o local do evento e o nome completo. Além disso, no corpo do email deve ser informado o número do documento de identidade. Também podem participar do curso pessoas que atuam nas áreas de artesanato, moda, música, comunicação, design, dança, teatro e demais atividades que se enquadram na chamada Economia Criativa.