Pescadores de Ituberá são incluídos no Programa Vida Melhor

Melhores condições para o pescado
JBO/Mauricio Maron

Os pescadores de Ituberá contam, a partir desta semana, com mais crédito para seus processos produtivos, assistência técnica e apoio à comercialização dos seus produtos. A Bahia Pesca está na cidade cadastrando pescadores no CadCidadão, sistema que permite aos trabalhadores acesso aos recursos do Programa Vida Melhor, do governo do estado. O Programa é um conjunto de estratégias que buscam incluir socioprodutivamente pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia, com vistas à melhoria de sua qualidade de vida.

“Nossa expectativa é de cadastrar 500 pescadores no Vida Melhor, dando a estas famílias as ferramentas necessárias para que possam aumentar sua produtividade e suas rendas”, explica a coordenadora do CadCidadão da Bahia Pesca, Iracyara Henriques. “Além disso, o CadCidadão permite um melhor planejamento das ações governamentais, já que informa a situação social das famílias e suas principais necessidades”, complementa.

O presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, entende que “esta é uma ferramenta importante para mensuração de resultados, acompanhamento de projetos, melhorando a assistência técnica prestada aos pescadores, marisqueiras e piscicultores em todo o estado”.

 

De acordo com ele, o CadCidadão permite que a Bahia Pesca incremente os índices de produção e produtividade do setor, uma vez que o cadastro vai oferecer informações quantitativas e qualitativas sobre a atividade. “Além disso, teremos a chance de melhorar os índices de desenvolvimento humano das famílias assistidas pelo Programa Vida Melhor, gerando relatórios consistentes para direcionar as políticas públicas, observando ainda o impacto das ações na vida da população”, finaliza.