Workshop alinha trabalho dos agentes de desenvolvimento do sul da Bahia
Para avaliar ações e mensurar os resultados do trabalho de implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), um workshop reuniu, em Canavieiras, representantes dos municípios da área de abrangência da unidade regional do Sebrae, em Ilhéu. Participaram do encontro, agentes de desenvolvimento da cidade sede da regional, Ilhéus, além de Itaju, Santa Cruz da Vitória, Floresta Azul, Itabuna, Canavieiras, São José da Vitória, Una e Coaraci.
O evento integrou a programação do I Encontro de Gestores Públicos e Agentes de Desenvolvimento do Território da Cidadania do Litoral Sul, realizado no auditório da Secretaria de Educação de Canavieiras, de quinta-feira, 22, a sábado, 24 de agosto. Participaram também do encontro, gestores e servidores públicos e empreendedores.
Gestor do projeto Território da Cidadania Litoral Sul, José Carlos Oliveira, explicou que o workshop avaliou a aprendizagem dos agentes sobre os temas debatidos no encontro, além de compartilhar dificuldades e facilidades do trabalho de estruturação das Salas do Empreendedor, para redirecionar ações e mensurar resultados.
A partir deste diagnóstico, explica o mediador do workshop, responsável pelo treinamento dos agentes de desenvolvimento, Massilon Araújo, um novo plano de trabalho foi elaborado. Agente de Desenvolvimento em Uruçuca, município que se prepara para se adequar a lei, Ednaldo Lopes de Araújo Filho, avalia: "O conteúdo apresentado pelo Sebrae durante este final de semana nos ajudará a estabelecer metas até 2016".
Entre os agentes que participaram do workshop estava José Roberto Garcia, de Ilhéus, formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial. Ele compartilhou informações com técnicos de municípios que ainda não efetivaram as exigências da Lei Geral. “Nosso balcão, em Ilhéus, está em pleno funcionamento. De maio até agora totalizamos 1.434 atendimentos, entre os diversos serviços”.
No sul da Bahia 18 municípios já regulamentaram a Lei Geral, com aprovação no legislativo e sanção do executivo. Destes, em quatro municípios, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras e Camacã, a legislação já foi implementada, com a criação das salas do empreendedor e nomeação dos agentes de desenvolvimento. O trabalho deverá ser concluído até 2015.
O I Encontro de Gestores Públicos e Agentes de Desenvolvimento foi resultado da parceria entre Sebrae, Prefeitura Municipal de Canavieiras, Câmara de Dirigentes Lojistas de Canavieiras (CDL), Tribunal de Contas dos Municípios (TCU), Banco do Brasil (BB), Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) e Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc).