Empreendedores são capacitados para participar do projeto Aleluia Ilhéus

Mãe a filha apostam no evento para alavancar negócio
Ascom

 

A empreendedora individual Lourdes Del Rei, de Ilhéus, resolveu, ao lado de sua filha, Fernanda Del Rei, investir no próprio negócio. Juntas, elas produzem há oito meses aromatizantes de espaços e roupas, cremes e sabonetes. As empreendedoras trabalham em casa e a produção, por enquanto, é vendida entre as amigas e vizinhas. Mas esta situação pode mudar com a exposição de seus produtos no evento Aleluia Ilhéus, que acontece de 28 a 31 de março, na Avenida Soares Lopes, área central do turismo no município. “Essa é uma oportunidade especial de dar visibilidade à nossa marca, apresentar ao público regional e aos turistas os 14 itens de produtos desenvolvidos por nós. O próximo passo, é formar uma rede de revendas e ampliar o negócio”, planeja Fernanda.

Para isso, elas participaram na quinta-feira, dia 7, de uma capacitação oferecida pelo Sebrae. A oficina, que tratou de temas como atendimento ao cliente, exposição dos produtos e qualidade do serviço, aconteceu no auditório da Fundação Cultural, durante todo o dia, e reuniu cerca de 80 pessoas. “É muito importante essa oportunidade de ser orientada pelo Sebrae para participar do Aleluia Ilhéus”, contou Lourdes. Além dela, estão sendo qualificados pelo Sebrae com oficinas preparatórias representantes dos setores criativos de Arte e Cultura, Comércio Ambulante e Turismo, como artesãos, ambulantes, artistas e designers. A ação é gratuita e fomenta a capacitação de empreendedores e a legalização dos que atuam na informalidade.

Para o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Ilhéus, Antônio José de Alencar, o Ceará, de 58 anos, que trabalha como vendedor de coco verde, a organização do setor para participar dos grandes eventos públicos da cidade é um desejo antigo do grupo. “Esse modelo de evento, aliado à qualificação dos ambulantes, valoriza o empreendedor que se organiza e trabalha na legalidade", afirma. Ele destaca ainda a importância da movimentação da economia entre os ambulantes e cita o próprio exemplo. Durante o verão chega a vender, em média, 2,5 mil cocos por mês no Centro Histórico da cidade.

As oficinas são ministradas pela gestora do projeto, Valdinéia Borges, e pela consultora do Sebrae, Ana Paula Oliveira. “Os empreendedores precisam estar preparados para atender ao público, inclusive os turistas que são muito exigentes em relação à qualidade de produtos e serviços”, destaca a gestora.

Com a parceria do Sebrae, o evento Aleluia Ilhéus é uma promoção da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Ilhéus. A ação conta com o patrocínio da Bahiatursa, Secretaria Estadual do Turismo e Governo da Bahia e com o apoio da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Bahiagás, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Secretarias Municipais da Indústria e Comércio, e Agricultura e Pesca, Instituto Cabruca, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Instituto Nossa Ilhéus.