Programa de Orientação Empresarial avalia desempenho em 2012 no sul da Bahia

A coordenação regional do Programa de Orientação Empresarial Negócio a Negócio, no sul da Bahia, reuniu sua equipe de consultores e agentes para avaliar resultados obtidos do início do ano até o mês de novembro e definir formas de atuação nesta reta final de 2012. A meta anual é beneficiar 2.589 empresas, totalizando 7.767 atendimentos (com três visitas em cada estabelecimento). “Até o momento já concluímos 80 por cento desse objetivo e vamos concentrar esforços para fechar o ciclo de atendimentos, como tem sido a nossa marca”, destaca o coordenador José Carlos Santos.

Além de Ilhéus, município sede da unidade regional do Sebrae, as empresas beneficiadas - com quadro máximo de quatro funcionários - atuam em Camacan, Coaraci, Itacaré, Canavieiras, Itabuna, Una, Ubaitaba, Itajuípe e Ibicaraí. Na primeira visita, os agentes de orientação empresarial fazem a prospecção, cadastro e diagnóstico do negócio; nas demais, levam o resultado do diagnóstico (a devolutiva), com as respostas, indicação de conceitos e tarefas. As soluções Sebrae incluem a distribuição da cartilha informativa, orientações sobre critérios de planejamento do dia a dia, controle de estoque, formalização do empreendedor individual e capacitação presencial e a distância.

Resultados -
Um exemplo de bom resultado vem de Itabuna, no bairro São Caetano, onde atua a empresária do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, Sônia Oliveira. Há dois anos ela se formalizou e foi atendida pela primeira vez por agentes do Negócio a Negócio recebendo informações e sugestões de melhoria da gestão empresarial. Foi o que faltava para deslanchar um negócio de 10 anos, informal e estagnado. “Aprendi a calcular o preço dos produtos e fazer fluxo de caixa. Aluguei dois pontos comerciais e agora tenho duas lojas no mesmo bairro”, revela.

A empresária destaca ainda o bom volume de vendas, facilitado pelo uso das maquinetas de cartão de crédito, o que fez aumentar sua renda em 10 vezes. “Passei de R$ 300 para R$ 3 mil de lucro por mês”. Os agentes de orientação empresarial que atenderam a empresária há dois anos, Liliane Gabrielle Santos e Menandro Almeida comemoraram ao tomar conhecimento da evolução da pequena empresa.

”Foi muito gratificante ver que o nosso atendimento atingiu os resultados esperados e contribuiu significativamente para o sucesso da empresária", afirma Liliane. ”Esperamos que outros empreendedores sigam este exemplo”, completa Menandro. Sobre o papel da ajuda técnica em sua vida profissional, Sônia Oliveira reconhece: “Tudo o que sei aprendi com o Sebrae”.