Proximidade das páscoa aquece venda de chocolates em Ilhéus

A sofisticação e a beleza da Chor, de Luana Lessa
JBO/Mauricio Maron

O microempreendedor individual (MEI) Carlos André Sandes, de Ilhéus, há 13 anos produz chocolates caseiros para atender ao mercado do Sul da Bahia. Tudo começou na páscoa, quando sua mãe, Lina Eugênia Serra, que é professora, ficou responsável pela confecção de dezenas de ovos para os alunos. “Ajudei a fazer os ovos e os elogios foram enormes. Vi no chocolate a possibilidade de ganhar dinheiro”, lembra. De olho nesse ramo, em 2010, ele se formalizou e criou a marca Sabores do Cacau.
 
Às vésperas da Páscoa, Carlos André trabalha sozinho todos os dias na cozinha industrial que montou no segundo pavimento de sua residência. A expectativa é, até o dia 15 de abril, comercializar 600 unidades. Para não ter um produto “igual ao dos outros” e ser um diferencial no mercado, ele tem um segredo: os ovos são trufados. No total, são 28 variedades em produção. “Os recheios vão desde os tradicionais napolitano, frutas secas e creme branco, até o de cupuaçu, licor de cacau e cajá”, explica.

Ele também já pensa no futuro. “Fiz o contato e estou me planejando para, no próximo ano, atender a uma rede de supermercados da cidade, após implantar o sistema de código de barras no produto”, revela. Fora do período da Páscoa, ele produz por mês 1,2 mil unidades de trufas de chocolate e planeja a expansão. O próximo passo é partir para a produção de chocolates finos, com 70% de cacau. “Minha família tem dois hectares de terra, onde vou produzir uma amêndoa diferenciada para meu próprio chocolate”, planeja. O MEI vai contar com o apoio do Sebrae.

De acordo com o gestor do projeto Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau, Eduardo Andrade, de todas as iniciativas de adequação previstas para inserção ao mercado nacional, mais de 90% podem ser subsidiadas pelo próprio Sebrae. Dentre as ações estão a criação e registro de marca, embalagem, divulgação e material de apresentação, código de barras, registro no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI), Ministério da Agricultura e Vigilância Sanitária do município, elaboração de um Plano de Negócio e aprimoramento tecnológico com incentivo a boas práticas de fabricação, gestão de resíduos líquidos e sólidos, Programa de Alimento Seguro, eficiência energética e segurança no trabalho. “Somente depois de adequadas a estas exigências de mercado é que as marcas poderão competir, inclusive atendendo às necessidades de compras públicas”, explica o gestor.

Novas marcas, novas lojas - Segundo o publicitário Marco Lessa, idealizador e realizador do Festival Internacional do Chocolate, que acontece anualmente em Ilhéus e reúne especialistas de todo o mundo, o estado já possui mais de 15 marcas de chocolates de variedade gourmet. Em Ilhéus, há, pelo menos, sete lojas que comercializam, com êxito, chocolates finos com sua própria marca. Uma delas é a Chor, administrada pela esposa de Marco, a empresária Luana Lessa. A empresa aproveita esta época do ano para também produzir ovos de chocolate ao leite, branco e com 70% de cacau na mistura. Os tamanhos variam de 200g a 1kg.

Os ovos, agora, se misturam nas prateleiras da loja, localizada no Centro Histórico de Ilhéus, com mais 17 variedades de chocolates sofisticados, com preços que variam de R$ 4 a R$ 200. Inaugurada em setembro de 2013, a loja é um sucesso, visitada por nativos e, principalmente, por turistas. “Descobri a oportunidade de negócio com ovos de páscoa, depois que meu filho levou o nosso chocolate para a escola, distribuiu entre os coleguinhas e teve uma excelente aceitação”, revela Luana, entre uma venda e outra.