Seminário, oficina e espetáculo integram programação do Teatro Popular de Ilhéus

Parte do elenco de Teodorico Majestade
Divulgação/Maurício Serra

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) entra no segundo mês de ocupação do projeto Shakespeare – Teatro Popular em Construção, contemplado pela edição 2014 do Edital TCA NÚCLEO. Dentro de um programa chamado “Irradia TCA”, que se expande e extrapola os ambientes do Teatro Castro Alves, o TPI apresenta a sátira em cordel “Teodorico Majestade” no Espaço Xisto, entre os dias 26 e 28 de setembro. No dia 27, será ministrada a oficina “Cordel no Teatro”, na sala de ensaio do piso A, na Ala A do TCA.  E, por fim, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, o grupo promove o seminário “Shakespeare Atual”, no auditório do Conselho Estadual de Cultura.

Espetáculo – A sátira em cordel “Teodorico Majestade – As Últimas Horas de Um Prefeito” se passa na fictícia cidade de Ilha Bela, onde a população se revolta contra o chefe do executivo municipal e luta pela sua saída. A comédia do TPI está em cartaz desde 2006. A montagem influenciou a população de Ilhéus durante o processo de cassação do então prefeito do município, em 2007. O grupo encena novamente o espetáculo no Espaço Xisto Bahia, nos dias 26 e 27 de setembro, às 20h e, no dia 28 de setembro, às 19h. As entradas custam R$ 20 e R$ 10.

Oficina – No dia 27 de setembro, das 9h às 17h, o TPI oferece a oficina gratuita “Cordel no Teatro – Desmontando Teodorico Majestade”, ministrada pelo autor e diretor Romualdo Lisboa e com participação de todo elenco. A atividade é gratuita e disponibilizará 20 vagas. As inscrições podem ser feitas através do blog do projeto: www.tcanucleo2014.blogspot.com.br

Seminário – O seminário “Shakespeare Atual” reunirá artistas e acadêmicos do segmento teatral para duas mesas redondas, uma palestra e um lançamento de livro.  No dia 29 de setembro, a mesa “Shakespeare no Teatro Brasileiro” reúne os diretores Márcio Meirelles (Bando de Teatro Olodum e Universidade Livre do Teatro Vila Velha) e Fernando Yamamoto (Clowns de Shakespeare). A mediação será feita pelo diretor teatral cubano Luis Alberto Alonso (Oco Teatro Laboratório).  Já no dia 30 de setembro acontece a mesa “Descobrindo Shakespeare”, com participações do ator e diretor Harildo Déda e da bailarina e coreógrafa Carmem Paternostro, sob a mediação do ator, dramaturgo e professor Raimundo Matos.

Encerrando o seminário, no dia 1º de outubro, o diretor e dramaturgo Paulo Atto lança o livro “Desmontando Shakespeare”. Ele ministra também uma palestra sobre sua relação com o bardo inglês, que completou 450 anos em 2014. As atividades acontecerão sempre das 9h às 13h, no Auditório Nilda Spencer, no Conselho Estadual de Cultura. A participação do público é gratuita, com a limitação de 100 lugares, equivalente à lotação do espaço. Os interessados em participar das atividades devem se inscrever também no blog do projeto: www.tcanucleo2014.blogspot.com.br

O Teatro Popular de Ilhéus foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) do edital TCA.Núcleo “Em Construção”, realizada em parceria com o Teatro Castro Alves. Até dezembro, o TPI ocupará o Complexo TCA com intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI.