Frans Krajcberg recebe logo mais prêmio do Ministério Público baiano
O escultor Frans Krajcberg receberá logo mais, às 15h30, na sede do Ministério Público baiano (5ª Avenida, nº 750, do CAB), em Salvador, o “Prêmio J J Calmon de Passos”, pela defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. O prêmio será outorgado pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva. A indicação de Frans Krajcberg para a honraria foi feita pelo promotor de Justiça Fábio Correa e aprovada por unanimidade pela comissão de outorga do prêmio, em novembro de 2013. O governador Jaques Wagner e outras autoridades confirmaram participação no evento.
Ferrenho defensor da natureza, Frans Krajcberg é polonês, nascido em 1921, e adotou o Brasil como sua nação. Ele enfrentou os horrores da Segunda Guerra Mundial, perdeu sua família em um campo de concentração nazista em 1945 e, no ano seguinte, se mudou para o Brasil. Foi naturalizado brasileiro em 1954 e, após passagens por São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, estabeleceu-se no município baiano de Nova Viçosa, onde construiu seu ateliê e moradia.
Engajado com a proteção do meio ambiente, ao longo da carreira denunciou crimes ambientais, como queimadas, assassinatos de índios, exploração de minérios e o desmatamento da Amazônia. Em Nova Viçosa, defendeu as tartarugas marinhas em seu período de desova e as baleias jubartes que visitam o local. Em 2012, foi agraciado com o Grande Prêmio de Enku, no Japão, como melhor escultor do mundo.