´Casa das Artes´ vai intensificar ações de cultura e cidadania
Com o objetivo de facilitar o acompanhamento e avaliação dos cursos oferecidos, bem como dar mais legitimidade e melhor acesso aos alunos, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com a Secretaria de Assistência Social coloca em funcionamento a Casa das Artes, onde serão ministrados diversos cursos para a comunidade.
A princípio serão disponibilizados os cursos de ballet, dança de rua, teatro, dança de salão, artes digitais, teclado, bateria e violão. O espaço conta com uma estrutura de sete salas, banheiros e cozinha e está em fase de limpeza, pintura e adaptações, com previsão de estar em funcionamento nos próximos dias. O imóvel localiza-se ao lado da Matriz São José, bem em frente à Praça Laura Conceição, próximo a FICC.
O governo municipal, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, preocupado com a situação dos jovens da cidade, a partir de uma inédita parceria com a FICC, doou para a Casa das Artes 15 computadores, 1 data show, instrumentos musicais como baterias, teclados, violões e mobiliários em geral que pertenciam ao Protejo - Projeto de Proteção aos jovens em vulnerabilidade que deixou de funcionar em virtude do encerramento do convênio junto ao Governo Federal. Segundo informações do Coordenador Geral do Protejo Antongnoni Coelho, o imóvel do Protejo vinha sendo utilizado para capacitação da Guarda Civil Municipal.
De acordo com o Presidente da FICC, professor Roberto José, “A casa das Artes”, é um sonho antigo que toma forma neste ano, o qual conta com a aquiescência do Prefeito Vane. “Será o nosso “QG” das Artes, nele além das oficinas de arte ora citadas, teremos auxilio e acompanhamento de um pedagogo, uma psicológica e uma assistente social. Teremos também o ensino de jogo de xadrez, para estimular o comportamento cognitivo dos discentes da nossa “Casa das Artes””. Esse programa faz parte do Plano de Trabalho da FICC, que tem como base uma proposta de política de Estado para a Cultura Itabunense. Igualmente, visa estimular a arte e cultura em nosso município, além de, pelo acesso a arte, reduzir os índices de vulnerabilidade social.
Assegura Roberto José que a “Casa das Artes” complementa as ações do Programa de Arte e Cultura, que é desenvolvido através dos Agentes Culturais, pelo PACAIS (Programa de Arte e Cultura em Área de Interesse Social) e pelo PAI (Programa de Arte Itinerante), intensificados com ações nos bairros periféricos e na Zona Rural de Itabuna, dando continuidade as ações de arte e cultura, inclusive de diversos cursos, em diversas áreas de nossa cidade. “Só haverá cidadania plena com cidadania cultural”, enfatiza.