Estudantes participam da I Feira Cultural do Projovem Urbano de Ilhéus

 

A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 23 e 24 de novembro, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro), a I Feira Cultural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), com o tema “Bahia dos meus encantos”, que teve como objetivo finalizar a 1ª Unidade Formativa do Programa. Durante a Feira os visitantes puderam presenciar um show de arte, cultura e muita criatividade, que retratou um pouco da história, arquitetura e literatura do Sul da Bahia.

 

A feira contou com painéis, cenários vivos, representações teatrais, palestras, capoeira, entre outros temas que abordaram a cidade através da literatura, culinária, vestuário, dança, pontos turísticos e arquitetura. A turma I, orientada pela professora Roselane, apresentou a cultura da região de maneira bem criativa através da literatura de Jorge Amado e Cyro de Matos. Já a turma II, orientada pela professora Cristiane, exibiu a influência culinária e ervas medicinais. Em cada estande, cada apresentação e encenação notava-se uma riqueza de detalhes e pesquisa.

 

A secretária Municipal de Educação, Lidiney Campos, disse ter ficado satisfeita e emocionada ao ver o resultado dos trabalhos apresentados pelos alunos e parabenizou toda a equipe do Projovem Urbano pelo empenho. Ela ressaltou que tudo que os alunos precisam é uma oportunidade para expressarem o seu talento e de profissionais comprometidos com o seu trabalho para produzem belos frutos. Os alunos também ficaram satisfeitos com a proposta, numa oportunidade que tiveram de conhecer ainda mais sobre a cultura da sua região e já estão programando a realização da II Feira Cultural do Projovem Urbano de Ilhéus.

 

Iniciado em maio desse ano, o ProJovem Urbano tem em Ilhéus a supervisão da Secretaria de Educação, que desenvolve ações com a perspectiva de promover a reinserção dos jovens no processo de escolarização e identificar oportunidades potenciais de trabalho, além de capacitar jovens para o mercado de trabalho e ampliar o acesso à cultura. Inicialmente o projeto contempla no município cerca de 200 jovens de ambos os sexos, de 18 a 29 anos. As aulas são ministradas à noite, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. O curso terá duração de 22 meses.