Projeto Criança Arte-Dança apresenta ´Noite Mágica de Natal´ no TMI
O Projeto Sócio Cultural Criança Arte-Dança apresenta nos próximos dias 17 (sábado) e 18 (domingo), sempre às 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, o espetáculo intitulado “Noite Mágica de Natal”, que tem o objetivo de mostrar o resultado das atividades aplicadas durante o ano letivo de 2012. Durante os dois dias de espetáculo estarão se apresentando 320 alunos, sendo 160 a cada dia, selecionados durante o ano através de critérios como assiduidade, habilidade física, desempenho escolar e interesse. De acordo com os organizadores, o espetáculo em específico tem o objetivo apresentar o quanto a dança e a arte em geral auxilia na aprendizagem dos conteúdos pedagógicos. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação, e com a parceria da Legião Feminina da Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana, Diário de Ilhéus, Natura e também dos diretores das escolas contempladas com as atividades.
O Criança Arte-Dança foi implantado no Sistema Municipal de Ensino em 2006, apoiado pela secretária de Educação Lidiney Campos e desenvolvido em 23 escolas, atendendo a cerca de 2000 alunos da rede municipal de ensino desde a educação infantil ao ensino fundamental I e II. O Projeto, coordenado pela coreógrafa, educadora física e bailarina Sôanne Marry Loiola, conta com uma equipe de sete arte/educadores de dança/educação e um de música, que ministram aulas de dança/educação, ballet clássico e música no turno oposto, fazendo parte do projeto político-pedagógico das escolas, acompanhados pelos gestores das unidades escolares.
A coordenadora do Criança Arte-Dança, Sôanne Marry, explica que o projeto tem como objetivo geral perceber a dança como o papel social de renovação da cultura, da arte e da sociedade pela transmissão e aplicação prática do ensino aprendizagem da dança, valorizar a integração da dança com outras áreas de conhecimento para a promoção do trabalho “inter” e “multi” disciplinar, desenvolvendo assim a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir e reagir artisticamente, percebendo o corpo e os princípios gerais do movimento como arte e como educação. O projeto também busca ampliar o censo sinestésico do alinhamento postural, para proporcionar e executar atividades locomotoras, proporcionar flexibilidade do corpo, a consciência e o controle corporal.