Em livro, autor traça um interessante paralelo entre Direitos e Serviço Social

 

Lançar um novo olhar sobre os direitos sociais propondo o estudo do setor da saúde, a partir de um ponto de vista diferenciado: o atendimento de pessoas com necessidades especiais no SUS – Sistema Único de Saúde. Com esta proposta o Assistente Social Sérgio Rogério de Oliveira Santana escreveu o livro Direitos Conhecê-los para Tê-los, que será lançado em novembro.

 Editado pela BKraws Editores Associados, a obra retrata temas de importante relevância, não só nas áreas de Serviço Social e Direito, como também da história da saúde pública em nosso país. Apesar de todo o arcabouço legal fornecido pela Constituição Federal, os direitos sociais, segundo Sérgio Rogério, ainda não são conhecidos e compreendidos em sua plenitude pelos brasileiros. “Esta constatação não diminui em nada a sua importância para a vida em sociedade, apenas nos mostra o quanto deixamos de exercer nossa cidadania de forma plena. O fato de existirem leis que regulamentam e institucionam os direitos sociais já é um grande passo em qualquer regime de governo, mas não basta.” explica o Assistente Social.

 Segundo ele, o que ocorre é que as mudanças na sociedade, decorrentes do desenvolvimento econômico e social, levaram também à modificação do entendimento do que são direitos e deveres.

Com uma pesquisa bibliográfica detalhada, apresentando a origem, evolução e conquistas dos Direitos Sociais, o autor segue traçando um relato vanguardista da atual situação da saúde, dos deficientes no Brasil, das dificuldades cotidianas dos profissionais do Serviço Social e, principalmente, como o viver em sociedade e as relações interpessoais interferem em todas essas esferas, colaborando sintomaticamente para uma constante mutação.

No livro, o leitor encontrará também os resultados da pesquisa de campo realizada pelo autor junto aos usuários do NAE – Núcleo de Atenção Especializada J. M. M. Neto, em Ilhéus – BA.

 

*A noite de autógrafos na cidade natal do autor, Ilhéus, acontecerá em novembro.

** O livro estará disponível para compra na Grafite Papel e Arte (Rua Dom Pedro II, 57, Centro) a partir do mês de novembro.

Sobre o autor - Sérgio Rogério de Oliveira Santana nasceu em 17 de novembro de 1971, em Ilhéus, Bahia. Contestador, sempre lutou por igualdade de direitos e justiça social. Participou ativamente de diversos movimentos sociais, sempre atuando na liderança e coordenação. Aos 21 anos fundou o Projeto Mundo Melhor, uma organização não governamental preocupada em reduzir as desigualdades sociais. Graduou-se em Serviço Social, passando a atuar junto a diversos órgãos governamentais e entidades sociais. Atualmente, ministra cursos e palestras em todo o Brasil e desempenha funções de diretoria em entidades do terceiro setor.