Faculdade de Ilhéus aprimora assistência jurídica com nova plataforma digital
O Núcleo de Prática Jurídica (Nupraj) da Faculdade de Ilhéus, vinculado ao curso de Direito, tem se destacado por sua constante busca pela inovação tecnológica, visando aprimorar seus processos, oferecer uma formação prática mais eficaz aos alunos e eficiência nos serviços prestados à comunidade. Um importante avanço agora foi a aquisição da plataforma digital Reclamajus, destinada ao cadastro, controle e acompanhamento de processos judiciais.
A implantação da plataforma foi feita por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Faculdade de Ilhéus e os responsáveis pela plataforma, cuja parceria fora anunciada durante a Jornada Jurídica da Faculdade de Ilhéus, em setembro, como parte da comemoração de 10 anos do evento.
Conforme o professor Ícaro Duarte, coordenador do Nupraj, a aquisição através do convênio, sem custos para a instituição, “reflete o compromisso da Faculdade de Ilhéus em buscar parcerias estratégicas que visem o aprimoramento contínuo da educação e da prática jurídica. O Nupraj, assim, se posiciona como uma referência no uso de tecnologia no ensino jurídico, com benefícios diretos para a formação dos alunos e para a comunidade”.
A plataforma Reclamajus representa um salto tecnológico com uma série de funcionalidades que vão modernizar e otimizar o trabalho desenvolvido pelos alunos e supervisores no acompanhamento de processos judiciais. Dentre elas, o cadastro, controle e acompanhamento de processos; a notificação de intimações e audiências; e a integração automática do calendário de audiências com a assinatura digital de documentos.
O professor Ícaro ressalta que essa inovação vai proporcionar resultados como uma maior celeridade no trâmite processual, mais eficiência nas operações, na preparação para o mercado de trabalho e na otimização do atendimento à comunidade.
“O uso da Reclamajus permitirá que a Faculdade de Ilhéus continue a se destacar no cenário acadêmico e profissional, preparando seus alunos para os desafios do mercado jurídico contemporâneo de maneira inovadora e eficiente”, acrescenta o professor.