Novembro Azul atendeu mais de 1.200 homens em Ilhéus
Cerca de 1200 homens com idades a partir dos 40 anos foram atendidos pela Campanha Novembro Azul, executada em Ilhéus pela Secretaria de Saúde (Sesau), no período de 10 a 27 deste mês, com o objetivo de prevenir e diagnosticar o câncer de próstata e a diabetes. Segundo o titular da pasta, Antônio Ocké, 600 profissionais participaram do trabalho, incluindo médicos (clínicos e urologistas), terapeutas, vacinadores, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Além da prevenção ao câncer de próstata e também ao Diabetes Mellitus, a Campanha Novembro Azul ofereceu diversos outros serviços, como aferição de pressão arterial (PA), verificação de glicemia capilar, vacinação, testes rápidos de DST/AIDS, hepatites virais e distribuição de preservativos. Realizada nas unidades municipais sempre das 8 às 13 horas, a iniciativa também contou com a realização de três grandes mutirões: Terminal Urbano de Ilhéus, Central de Abastecimento do Malhado e Avenida Soares Lopes.
Na opinião da enfermeira Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica do Município, o objetivo da Sesau foi plenamente atingido. “Além de atendermos a um número significativo de pessoas neste mês de novembro, também ficamos felizes com o fortalecimento dos serviços prestados nas unidades municipais, que demonstraram para o público masculino que ele precisa cuidar melhor de sua saúde”, comenta, reforçando que, para isso, os postos se encontram equipados e preparados para recebê-lo.
Na última sexta, dia 27, o prefeito Jabes Ribeiro visitou os estandes do mutirão, na Avenida Soares Lopes. Na oportunidade, ressaltou a importância de o público masculino manter os cuidados com a saúde e parabenizou aqueles que deixaram o preconceito de lado para garantir uma boa saúde.
Bárbara cita uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde que defende uma visão integral dos homens. “O que o governo federal propõe é que o público masculino seja abordado não apenas no que tange à prevenção do câncer de próstata, mas também no que diz respeito a diabetes, a hipertensão e demais enfermidades. Ou seja, que passemos a ver a saúde dos homens como um todo”, avalia.
Próstata – Câncer de próstata, também denominado de carcinoma da próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. A maioria dos cânceres de próstata é de crescimento lento. No entanto, alguns crescem relativamente rápido. As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente para os ossos. Inicialmente, pode ser assintomática, mas em estágios avançados pode causar dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou durante o ato de urinar.
Os sinais clínicos são muito semelhantes aos da hiperplasia benigna da próstata. Outros sintomas tardios podem incluir disfunção erétil e sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue. Geralmente,o câncer de próstata é diagnosticado após um teste de PSA elevado ou durante o exame de toque retal.