Mutirão do Outubro Rosa atendeu mulheres de Canavieiras

Diversos atendimentos dedicados à mulher
Ascom

A Secretaria da Saúde de Canavieiras promoveu sexta-feira (16), no Centro Médico de Canavieiras (na área do Hospital Régis Pacheco), um mutirão de saúde em comemoração ao “Outubro Rosa”. No evento, foram realizados diversos serviços médicos e laboratoriais, além de atividades ligadas à educação física e beleza.

Explica a secretária Roberta Barros, que a finalidade da mobilização do Outubro Rosa é sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e a importância do diagnóstico precoce.  “Uma doença que está entre as mais curáveis, é a maior causadora de óbitos nas mulheres no país. A cada ano, milhares de brasileiras têm a vida interrompida pelo câncer de mama, e a situação poderia ser diferente por meio de um simples diagnóstico precoce”, ressalta.

Explica a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que a mobilização do Outubro Rosa foi uma excelente oportunidade para intensificar a realização de exames preventivos e atividades educativas nas unidades de saúde. “A maioria das mulheres já tem o hábito de se cuidar, mas todos esses serviços à disposição são um incentivo a mais. Já as atividades ligadas à educação física e beleza buscam proporcionar à essas mulheres momentos de autoconhecimento, integração e valorização da autoestima”, disse a secretária.

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde, foram realizados 64 exames ginecológicos, 200 aferições de pressão e glicemia, 102 testes rápidos para HIV e sífilis, 30 consultas com ginecologistas, 20 consultas com nutricionista e 50 cortes de cabelo com escova. No entender da secretária, além da realização dos exames, é fundamental que as mulheres se conscientizem sobre os riscos do câncer de mama e que a prevenção é a melhor forma de combate.

Além do mutirão de sexta-feira, durante todo o mês as Unidades de Saúde da Família (USF) do município realizaram diversas atividades com as mulheres. Os serviços incluíram, além do atendimento médico, palestras e outras ações educativas, realizadas pelos profissionais da saúde. O Encerramento da Campanha será na próxima quinta-feira (29), com uma pedalada pelas principais ruas da cidade, com a participação de profissionais da saúde e toda a comunidade.