200 pessoas tentam vaga em Itabuna para aulas de moto na Emtran
Cerca de 200 pessoas já procuraram a Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (EMTRAN), que iniciou inscrições para pessoas interessadas em ter aulas gratuitas de direção veicular. No primeiro dia apresentaram-se candidatos interessados em tirar a habilitação do tipo “A”, específica para condução de motocicletas. Nesta quarta-feira, as inscrições estarão direcionadas para aquelas pessoas que desejam tirar a habilitação do tipo “B”, que se destina aos condutores de veículos (carros).
Mantida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN), a EMTRAN disponibiliza 150 vagas para aulas de carro e mais 150 para aulas de moto. Para as inscrições, foi garantida a distribuição 300 senhas neste primeiro dia, prevendo-se o preenchimento de todas as vagas a partir da análise dos documentos apresentados por cada um dos candidatos. Não se efetivando a inscrição dos primeiros da fila, serão convocados aqueles que integrarão o cadastro reserva.
José Anselmo da Lapa Santos, 31 anos, morador do bairro São Caetano, foi o primeiro a ser atendido. Para ele, “valeu a pena o sacrifício de chegar ainda no entardecer da segunda-feira, porque ter um documento de habilitação vai ajudar bastante em tudo. Ter o documento na condição de aluno da EMTRAN, então, é a certeza de que o curso de formação é o melhor da cidade”, explicou.
Para Josenilda de Jesus Bomfim, 38 anos, moradora da Mangabinha, “a carteira de habilitação é essencial na hora de ir à busca de emprego. Então, ter uma habilitação é mais do que necessário. A SETTRAN está de parabéns pela organização”, elogiou a candidata.
Para conseguir vaga na EMTRAN, o candidato precisa atender a algumas exigências: ser morador de Itabuna e ter domicílio eleitoral no município, ter feito os últimos quatro anos do Ensino Fundamental ou Médio em escola pública ou em escola particular como bolsista. No ato da inscrição o candidato precisa apresentar original e fotocópia simples dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor, comprovante de endereço em nome do próprio interessado, dos pais ou do cônjuge.
Se a residência não for própria é preciso que apresente uma fotocópia do contrato de aluguel, histórico ou atestado de conclusão emitido por escola pública ou, no caso de particular, assegurando que o estudante foi bolsista; e comprovante de renda. Se o interessado estiver desempregado, deve apresentar comprovantes de renda dos pais ou do cônjuge e a Carteira de Trabalho e Previdência Social A inscrição é gratuita e as aulas também são oferecidas sem nenhum custo para o aluno. A responsabilidade com os custos do laudo e exames será dos candidatos: R$ 143,00 (Detran) e R$ 253,00 (Clínica).