Canavieiras comemora os 300 anos da Paróquia de São Boaventura
Caravanas com católicos das diversas paróquias que integram a Diocese de Itabuna estão sendo organizadas para participar do início dos festejos “Rumo aos 300 anos”. O evento começa neste sábado (11), às 17 horas, na Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, com a celebração de Missa Campal Festiva, com a presença do Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, e de padres da Diocese e de paróquias circunvizinhas.
Segundo o vigário da Paróquia de São Boaventura, Padre Euvaldo Santana, à tarde, a programação tem início com a realização de uma carreata, com saída da BA-001 (entrada da cidade), local onde será recebido o primeiro convidado: "São Jorge dos Ilhéus". Às 17h30min, será realizada a caminhada das crianças (catequese), juntamente com pais e catequistas. Às 18 horas, a programação segue com a abertura do cerimonial de leitura da Carta de Abertura dos 300 anos.
Explica o Padre Euvaldo, que a Paróquia de São Boaventura e o povo de Canavieiras vivem um grande momento da sua história de fé e evangelização para comemorar os 300 anos de existência. A Paróquia foi criada em 11 de abril de 1718, e a comunidade católica vem se organizando com o objetivo de comemorar o grande jubileu no dia 11 de abril de 2018.
Para isso, a comissão organizadora do evento estabeleceu um triênio (2015-2017), como o período preparatório, no qual serão realizadas várias ações de caráter social, religioso e celebrativo. “Vamos celebrar com alegria e fé os 300 anos da criação da paróquia e motivar a comunidade Católica a assumir um novo jeito de ser Igreja, anunciando Jesus Cristo com muito ardor missionário”, disse o Padre Euvaldo.
Para alcançar os objetivos planejados serão desenvolvidas algumas ações durante o período de preparação das comemorações do Jubileu, com a participação da comunidade da Paróquia de São Boaventura. Dentre as ações estão a realização de concurso para criação de logomarca do Jubileu e peças de comunidação (outdoor, selo, carimbo, dentre outros), do hino, e de uma oração comemorativa.
Também está prevista a edição de um livro, com a colaboração de paroquianos e historiadores para relatar a história dos 300 anos da Paróquia de São Boaventura. Outra peça prevista a é produção de um CD, com hinos e ladainhas em comemoração ao Jubileu. Outras atividades de cunho educativo e cultural também serão realizadas com a participação dos estudantes, além de festivais e gincanas.
A História - Segundo relatos de historiadores, a imagem de São Boaventura, medindo quase 90 cm, em madeira do tipo cedro, em estilo barroco português, foi encontrada nas praias do Poxim, hoje distrito do município, por pescadores que ali moravam. Acreditam que essa imagem fazia parte de alguma nau portuguesa ou italiana, já que era comum na época, cada nau ter seu santo protetor e por motivo de naufrágio tenha flutuado pelo mar, sendo levada pelas correntes marítimas até a costa do atual município de Canavieiras.