Projeto Gicas apresenta novo Espetáculo de Ginástica Rítmica
O projeto Ginástica Rítmica de Canavieiras (Gicas) apresentou na última sexta-feira (6), às 19 horas, na praça da Bandeira, o espetáculo de encerramento “Eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço...Eu sou o amor”, coordenado pela técnica em ginástica Rítmica Sheyla Athaly, junto com a auxiliar técnica Patrícia Belém e da Educadora Física Milena Santos. Foram apresentadas 24 coreografias, sendo três individuais.
Na abertura, uma apresentação de dança de salão e, logo após, a primeira série, intitulada “o amor puro”, envolvendo todos os aparelhos (fita, arco, bola, massas e mãos livres)”, com as alunas Iara Belém, Emily Rosário, Daniele Souza e Maria Luiza Souza. No decorrer do espetáculo, foram apresentadas as coreografias com os temas “amor familiar”, “amor amigo”, “amor juvenil”, “paixão”, “a paz do amor” “a força do amor”, a dor de amor”, “amor e travessura” e “a felicidade de ser amado”. O evento foi encerrado com a coreografia “O Sonho de Ser amada”, que teve como trilha sonora a música sonho impossível, de Maria Bethania.
Segundo a professora Sheyla Athaly, o tema teve como intuito homenagear as famílias. “Nós contamos com o acompanhamento das famílias das alunas durante todo ano e já é visível o resultado do projeto na vida escolar e familiar dessas meninas”. As alunas do projeto aprendem exercícios físicos específicos, motivando-as às praticas esportivas, e desenvolvendo aspectos como pontualidade, disciplina e assiduidade. Este ano conseguimos fazer um excelente trabalho, expandir o mesmo para diversos núcleos de iniciação na modalidade, inclusive na Apae, a exemplo da aluna Luane, que treinamos para fazer a abertura das Olimpíadas da Apae, em Jequié”, ressalta a técnica.
O projeto - A Prefeitura de Canavieiras, através da Secretaria da Educação, desenvolve desde 2013 o Projeto de Ginastica Rítmica (Gicas) em sete escolas do município – Noécia, Rotary, Comunitária, Lions, Frederico Minervino, Raio do Sol (Apae) e Rita Braga, com intuito de oportunizar meninas na faixa etária de seis a 16 anos de idade a prática dessa modalidade, dando importância ao desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo social contribuindo para melhoria da qualidade de vida.
As aulas acontecem três vezes por semana no Centro Ginástico Feminino. Além dos profissionais cedidos pela secretaria, a Prefeitura também oferece o local para sediar o projeto e o pagamento da energia elétrica, água e manutenção do local.