Feirantes participam de curso de capacitação em Ilhéus
Em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, o Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ilhéus promoveu, na última terça-feira, dia 02, um curso de capacitação para os pequenos comerciantes que trabalham na Feirinha do Guanabara, na Praça Cairú, centro da cidade. O evento foi realizado no auditório da Justiça Federal e reuniu mais de 30 feirantes. A Prefeitura está adotando outras medidas no sentido de qualificar os serviços prestados nas feiras livres de Ilhéus.
De acordo com Cathianne Pinto, coordenadora municipal da Vigilância Sanitária, o objetivo do encontro foi o de promover melhorias nas condições de trabalho e atendimento, principalmente com os aspectos relacionados à higiene. Ela explica que, por iniciativa do prefeito Jabes Ribeiro, a partir do próximo dia 10, a Feirinha do Guanabara passará por uma reformulação geral, com a instalação de barracas padronizadas, e os feirantes também serão beneficiados com uniformes.
- Com isso, se faz necessário realizar uma capacitação voltada para as melhorias na área de higienização. Vale dizer que todos que compareceram, se comprometeram a promover essas condições, inclusive com a constante higienização das mãos, fato esse imprescindível na manipulação de alimentos – afirmou.
Ainda segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, numa parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Prefeitura vai fornecer gratuitamente 75 barracas padronizadas, sendo 50 para os ambulantes que atuam na área de hortigrutigranjeiros, e as demais 25 para os vendedores de peixes e mariscos. E, após a instalação dessas barracas, diz Cathianne Pinto, “continuaremos com um cronograma de visitas com a finalidade de averiguar como estão procedendo os atendimentos na área da higienização, sempre com o objetivo de modernizar esse setor”, garantiu.